Divulgação
“Enxergamos os comunicadores como parceiros-chave nessa jornada, ajudando a construir uma narrativa mais respeitosa e livre de preconceitos, que desconstrua estereótipos prejudiciais e forneça uma representação mais humana e empática das pessoas com obesidade”, explica Ricardo Castellani, Gerente Sênior de Comunicação da Novo Nordisk no Brasil
A Novo Nordisk, líder global em saúde, acaba de lançar um guia sobre obesidade voltado para comunicadores, com o objetivo de promover uma compreensão abrangente da doença crônica que afeta mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo e mais de 60% da população brasileira. O material oferece informações relevantes sobre como comunicar a obesidade de maneira respeitosa e responsável, enfatizando a seriedade dessa condição, que impacta milhões de vidas e requer suporte adequado.
Ricardo Castellani, Gerente Sênior de Comunicação da Novo Nordisk no Brasil, destaca a importância de combater os estigmas associados à obesidade, principalmente por meio do tipo de discurso, termos e imagens utilizadas na comunicação sobre o tema. “Enxergamos os comunicadores como parceiros-chave nessa jornada, ajudando a construir uma narrativa mais respeitosa e livre de preconceitos, que desconstrua estereótipos prejudiciais e forneça uma representação mais humana e empática das pessoas com obesidade”, explica.
O guia busca proporcionar aos comunicadores uma maneira simples, educativa e mais humana de abordar o tema, criando espaço para um diálogo mais saudável e informativo, através da tradução de conteúdo científico de alta qualidade, embasado por fontes confiáveis e com a colaboração da equipe médica da companhia.
“Em tempos em que a desinformação e os estigmas ainda são predominantes, temos um papel fundamental em promover uma discussão mais empática e baseada em evidências”, frisa Castellani.
A endocrinologista e Gerente Médica da Novo Nordisk, Marcela Caselato, enfatiza a importância de esclarecer para a população que a obesidade é uma doença crônica. “Não é uma questão de falta de caráter, falta de vontade, preguiça, desleixo ou indisciplina – características que levam a estereótipos e nutrem estigmas e preconceitos. Se trata de uma condição crônica, complexa e que está associada a mais de 200 comorbidades, como o diabetes tipo 2, as doenças do coração, a hipertensão e a alguns tipos de câncer”, explica a especialista.
Desde 2016, a Novo Nordisk mantém um movimento de conscientização sobre obesidade em diversos canais digitais. Sob o nome “Meu Peso, Minha Jornada”, a campanha visa sensibilizar, conscientizar e instruir a sociedade sobre a obesidade. O site da campanha oferece uma variedade de conteúdos, que inclui uma calculadora de IMC, diversos artigos, entre outros recursos para ampliar a compreensão da população sobre a doença.
O download do manual completo pode ser feito neste link.