Pixabay
Eventos climáticos extremos estão cada vez mais presentes na América Latina e isso tem causado grande preocupação por parte da população
A América Latina presenciou eventos climáticos extremos em 2024. No Brasil, enchentes assolaram o Rio Grande do Sul. Na Argentina, uma onda de calor ultrapassou 40ºC nos termômetros. Além disso ocorreram incêndios florestais no Chile, a crise hídrica na Colômbia e os terremotos no México, assim o aquecimento global se tornou a principal preocupação dos latino-americanos quando o assunto é sustentabilidade.
Os latino-americanos estão tentando fazer o melhor possível para reduzir os impactos ambientais na vida cotidiana. Prova disso é que 33% da população na região declara que se aborrece com a quantidade de plástico comprada e há um crescimento expressivo na afirmação de indivíduos evitando adquirir qualquer produto plástico.
No entanto, quando pensamos em comportamento de compra sustentável, existem barreiras. “Vemos cada vez mais latino-americanos declarando que está muito difícil atuar de maneira sustentável em nossa região por conta de temas sociais ou econômicos”, salienta Kesley Gomes, PanelVoice Director Latam, da divisão worldpanel da Kantar. A Kantar é líder mundial em dados e análises de mercado e uma parceira de marca indispensável para as maiores empresas do mundo, incluindo 96 dos 100 maiores anunciantes globais.
Também é possível afirmar que os problemas climáticos impulsionaram perfis de consumidores mais engajados. Os chamados Eco-Actives são compradores que se preocupam muito com a sustentabilidade e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício, esse grupo já representa 1/3 da população na América Latina e gastam em torno de US$ 17 bilhões em compras de bens não duráveis.
“O entorno e as circunstâncias de vida da população influenciam invariavelmente o consumo. Neste contexto, é imprescindível entender que os compradores conscientes já há muito deixaram de ser um nicho. As marcas, portanto, devem ver a sustentabilidade como um investimento, ofertando produtos que visem qualidade, saúde e sabor, para ganhar a confiança deste público exigente”, conclui a Kesley Gomes