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Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 37 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios.
Com o caminho aberto para a consolidação e adoção massiva da inteligência artificial (IA), a tecnologia transpôs barreiras no mundo corporativo e em 2025 sedimenta iniciativas de um número cada vez maior de empresas que passam a incluí-la em seus negócios digitais. Com isso, o Grupo Stefanini reforça seu time de especialistas para a área de pesquisa & desenvolvimento e investe no setor da nova tecnologia.
Após intensificar o conceito em fases de experimentação, implementação e adoção massiva da IA, o time de P&D avança para criar ferramentas específicas e otimizadas que auxiliam as empresas e geram aumento significativo de produtividade e maior estabilidade dos sistemas e no time de marketing.
“Conseguimos aplicar metologias de identificar os tickets mais específicos e propor resoluções a cada um deles a partir de insights recebidos. Trazemos avaliações aprofundadas e certeiras advindas desta plataforma de análise de tickets. Para além de analisar, ela contextualiza e classifica cada episódio”, afirma Fernanda Vargas, gerente executiva e líder de P&D no Brasil do Grupo Stefanini.
Um dos desafios enfrentados é o sistema já adotado por muitas empresas, com linguagens em padrão obsoleto, principalmente no ramo financeiro. No entanto, as soluções endereçadas por IA já adotam a modernização de aplicações, ajustando os códigos de acordo com os sistemas mais modernos.
O trabalho executado pelo time de P&D aponta grandes avanços do Grupo Stefanini para o mercado, como gerar redução de custo mostrando uma base de conhecimento específica do cliente. As áreas de aplicações e atendimento também se destacam com a possibilidade de oferecerem mais agilidade aos processos com o uso de IA, a análise contextualizada dos tickets de atendimento e sua classificação permitem ainda antever problemas que passavam despercebidos e que tinham um impacto significativo no dia a dia de abertura e resolução dos chamados.
Como próximos passos, a empresa prepara uma evolução para sua plataforma denominada Stefanini Artificial Intelligence (SAI) APP, projetada para facilitar a implementação da tecnologia em empresas de setores variados e tendo como motor todo o ecossistema SAI do grupo. Atualmente, a biblioteca de SAI conta com mais de 8 mil aceleradores validados em inúmeras indústrias, utilizando LLMs (Large Language Models) dos mais modernos disponíveis no mercado para entregar aos clientes soluções que contemplem cada vez mais flexibilidade e personalização.
“O ganho maior é ajudar nossos clientes a conhecerem a eles mesmos, a mostrarem, por meio das soluções implementadas de IA, como enxergar com clareza toda a infraestrutura de tecnologia que está por trás de seus negócios”, afirma Fernanda Vargas.