Logo Logo Logo Logo Logo

No comando da transformação criativa global

Luiz Sanches (foto) é anunciado como o novo Global Chief Creative & Design Officer da Kimberly-Clark. Com 30 anos de carreira consolidada em agências, o executivo assume agora a missão de liderar uma transformação criativa global dentro da companhia, implementando um formato inovador que estabelece criatividade como um diferencial competitivo e uma força interna de inspiração

Divulgação

“Estou muito empolgado. Depois de construir o sucesso criativo de uma agência para muitas marcas, meu desafio agora será liderar o sucesso criativo de uma grande marca global, em parceria com diferentes agências. Pela primeira vez, os CCOs das agências terão um CCO Global do lado do cliente como parceiro, para cocriar ideias que impactam as pessoas e se tornam parte da cultura”, afirma Sanches

Após mais de 30 anos de uma carreira consolidada na liderança de uma das agências mais criativas do mundo – AlmapBBDO –, Luiz Sanches iniciou um novo capítulo em sua história profissional, desta vez, como Global Chief Creative & Design Officer da Kimberly-Clark, assumindo a responsabilidade pela qualidade criativa global de todas as marcas da companhia de bens de consumo e cuidados pessoais.

Na nova posição, Sanches irá atuar diretamente com a Global Chief Growth Officer da Kimberly-Clark, Patricia Corsi, e terá como missão liderar uma transformação criativa global dentro da empresa, implementando um formato inovador que estabelece criatividade como um diferencial competitivo e uma força interna de inspiração. Seu objetivo consiste em gerar valor emocional para as marcas do Grupo em todas as regiões onde a companhia está presente.

É uma oportunidade incrível voltar a trabalhar com o Luiz Sanches. Ele traz uma visão única que alia criatividade, estratégia e inovação sempre tendo as marcas e os consumidores no centro. Sob a liderança do Luiz, com um time talentoso, com experiência global, ambicionamos desenvolver, juntos, um modelo pioneiro na Kimberly-Clark, no qual a criatividade está no centro de tudo o que fazemos, focados em alta performance e na entrega de uma experiência superior e única para os consumidores. Nossos produtos na Kimberly-Clark são essenciais diariamente para ¼ da população mundial e ter essa abordagem que não só busca impacto cultural emocional, mas também é sustentada por um modelo de negócios saudável e eficiente, será um motor importante de crescimento para nossas marcas”, explica Patricia Corsi.

Nossa indústria passa por um momento de grande transformação. Não há melhor momento nem oportunidade para levar a criatividade para dentro do cliente, promovendo uma mudança real de dentro para fora em um formato diferenciado. A criatividade estará no centro de todas as decisões e narrativas, gerando eficiência”, comenta Sanches.

O executivo também destaca a diferença de perspectiva que a nova posição traz. “Como agência, muitas vezes não temos a visibilidade ou o acesso necessário para solucionar os reais problemas dos clientes. Muitas mudanças fazem sentido para o negócio da agência, mas nem sempre são a melhor opção para o cliente. Agora, terei uma oportunidade única de usar a criatividade para resolver esses desafios diretamente”.

Estou muito empolgado. Depois de construir o sucesso criativo de uma agência para muitas marcas, meu desafio agora será liderar o sucesso criativo de uma grande marca global, em parceria com diferentes agências. Pela primeira vez, os CCOs das agências terão um CCO Global do lado do cliente como parceiro, para cocriar ideias que impactam as pessoas e se tornam parte da cultura”, complementa Sanches. 

Na nova estrutura adotada pela Kimberly-Clark, não existe um CMO tradicional, mas sim, um modelo que posiciona a criatividade no centro de todas as etapas do processo. “Quando a Patricia compartilhou essa visão comigo, enxerguei uma oportunidade de reinventar a relevância da liderança criativa. Hoje, os clientes valorizam a criatividade como diferencial competitivo mais do que nunca. Tenho certeza de que, junto com Patricia e um time incrível, vamos fazer a diferença nesse novo modelo”, afirma o executivo.

Para sustentar essa visão, a Kimberly-Clark está criando uma estrutura colaborativa de especialistas, que atuará como um núcleo estratégico para liderar e fazer a curadoria das ideias criativas, em parceria com as agências do Grupo e os líderes nos principais países. Esse modelo pioneiro busca garantir consistência, agilidade e impacto criativo global, assegurando que a criatividade esteja presente em cada decisão e ponto de contato, tanto interna quanto externamente.