Logo Logo Logo Logo Logo

É possível que pessoas com demência possam ter uma alimentação humanizada?

No primeiro Inclusive inédito do ano, Rosa Buccino recebeu Juliana Venites, fonoaudióloga e especialista em gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo, e Cristina Zerbinati Carro, fonoaudióloga hospitalar; especialista em Disfagia e Mestre em Ciências da Saúde, para conversarem sobre alimentação humanizada para pessoas com debilidades neurais. Não perca nessa segunda-feira, a partir das 13h na Rádio Mega Brasil Online.

Juliana Venites e Cristina Zerbinati (foto) são as convidadas do primeiro Inclusive inédito do ano

O foco agora é informação e prestação de serviço… está na hora do Inclusive, aqui na Rádio Mega Brasil Online! 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência da demência no mundo poderá quase triplicar, passando de cerca de 57 milhões em 2019 para 152 milhões até 2050. Dado que é alarmante e mostra a urgência de se cuidar da demência.

O cuidado centrado no conforto e na dignidade dos pacientes atendidos com demência é um dos caminhos mostrados na obra "Alimentação de Conforto no Avançar da Demência: Um Guia para Profissionais de Saúde", pelas especialistas Juliana Venites e Cristina Zerbinati Carro.

O livro representa um avanço importante na humanização do cuidado com pacientes em fase avançada de demência, promovendo um olhar sensível e inovador para a alimentação como um ato de carinho e dignidade. Também é baseada em recentes artigos e normativas científicas para a manutenção da alimentação voltada para pessoas com demência, as autoras destacam estratégias inovadoras e baseadas em evidências para a alimentação de conforto, um conceito que prioriza a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.

Mais sobre o livro

Escrito com a colaboração de especialistas em geriatria, nutrição, fonoaudiologia e psicologia, o guia oferece estratégias inovadoras e baseadas em evidências para a alimentação de conforto, um conceito que prioriza a qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes. Entre os temas abordados, destaca-se a importância de respeitar os valores, as preferências e a história de vida dos pacientes, oferecendo uma alimentação que ultrapassa a nutrição física e valoriza o aspecto afetivo das refeições.

Conteúdo Prático e Multidisciplinar

Com capítulos assinados por especialistas renomados, como o geriatra Edison Iglesias de Oliveira Vidal e a nutricionista Camila Macarrão, o livro explora tópicos desde a fisiologia da fome e as mudanças no apetite até a prática da alimentação de conforto, o manejo da inapetência e a importância do suporte emocional para cuidadores e familiares. O prefácio é um relato emocionante de Renata Helena de Oliveira, que compartilha sua experiência pessoal com a mãe, portadora de Alzheimer.

Para Profissionais da Saúde e Cuidadores

O livro é um recurso essencial para profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, nutricionistas e fonoaudiólogos, oferecendo orientações detalhadas sobre como adaptar a alimentação para maximizar o conforto e a dignidade dos pacientes. A obra também aborda o impacto psicológico e emocional dos cuidados prolongados, instrumentalizando profissionais para lidar com os desafios do dia a dia e fortalecer a conexão com os familiares e cuidadores.

Onde encontrar o livro:

BookToy Livraria e Editora Ltda

(16) 3624-5755 - livraria@booktoy.com.br

Fale com as autoras:

Juliana Venites -  @julianavenites - https://www.instagram.com/julianavenites/?hl=en

Cristina Zerbinati Carro - @cristinazerbinati.fono - https://www.instagram.com/cristinazerbinati.fono/

 

Centro de Ensino e Assistência Fonoaudiológica (CEAF) - 

 

https://www.instagram.com/ceaffono/


O programa Inclusive é apresentado pela jornalista Rosa Buccino todas as segundas, às 13, com reapresentações diárias em mesmo horário e, aos finais e semana, às 8h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil