Logo Logo Logo Logo Logo

Acidentes aéreos: a verdade por trás das investigações

No primeiro episódio de "É Verdades!" do ano, Alline Dauroiz recebe o Major-brigadeiro da reserva Jorge Kersul Filho (foto), aviador há mais de 50 anos, para tentar entender por que tantos acidentes aéreos têm ocorrido desde 2024. Não perca nessa quinta-feira, a partir das 11h na Rádio Mega Brasil Online.

O décimo oitavo episódio do podcast traz o Major-brigadeiro da reserva Jorge Kersul Filho (foto), aviador há mais de 50 anos, para tentar entender por que tantos acidentes aéreos têm ocorrido desde 2024

Chegou a hora de combater a desinformação e desfazer os mal entendidos: é dia de É Verdades! na Rádio Mega Brasil Online.

As três maiores tragédias da aviação brasileira – Gol (2006), TAM (2007) e Air France (2009) – ocorreram num curto intervalo e, juntas, causaram a morte de 581 pessoas. Imagine ser o chefe de todas as investigações de acidentes aéreos no Brasil, bem nesse período!

Pois foi essa barra que o Major-brigadeiro da reserva Jorge Kersul Filho teve de segurar, durante os três anos e meio que esteve à frente do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), de 2006 a 2010.

Aproveitamos a experiência de Kersul Filho, aviador há mais de 50 anos, para entender por que tantos acidentes aéreos têm ocorrido desde 2024. Segundo ele, a prevenção de tragédias depende do sucesso das investigações do CENIPA, já que o órgão não tem função de punir, apenas detectar problemas e recomendar melhorias a toda aviação.

Mas o medo de punições pode fazer com que pilotos, copilotos, tripulação e mecânicos evitem colaborar com as apurações - o que pode agravar ainda mais os riscos de novos acidentes.

O Ofício da Verdade” é o tema que permeia esta temporada do podcast É Verdades, na qual Alline Dauroiz conversa com profissionais que têm em comum a busca pela verdade.

Não perca o programa que vai ao ar nesta quinta-feira (13/02), às 11h.


O programa É Verdades! é apresentado por Alline Dauroiz todas as quintas, às 11h, e aos finais de semana, às 13h, na Rádio Mega Brasil Online

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Youtube e no Spotify