Robson Meira (foto), diretor geral da Fox ESS, é o convidado do programa Consumo em Pauta dessa semana.
A pauta agora é sobre o consumidor... vem aí, Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online.
Os apagões e falhas no fornecimento de energia elétrica têm se tornado cada vez mais frequentes no Brasil. No último ano, milhões de consumidores enfrentaram quedas de energia, resultando em transtornos, prejuízos financeiros e até riscos à saúde, principalmente para quem depende de aparelhos médicos. Em momentos como esses, contudo, um sistema de armazenamento de energia com baterias pode ser a solução ideal para manter sua casa funcionando, garantindo autonomia e segurança energética.
Mas será que essa opção é acessível? Como funciona na prática? Vale a pena o investimento? Para esclarecer essas dúvidas, conversamos com Robson Meira, diretor geral da Fox ESS, empresa especializada em soluções de armazenamento de energia.
O sistema de armazenamento de energia com baterias funciona como um backup elétrico para a residência. Ele permite que o consumidor armazene energia e a utilize quando há interrupção no fornecimento da concessionária.
“O sistema é composto por baterias de lítio, que armazenam a energia, e um inversor híbrido, que transforma essa energia em corrente alternada para alimentar os equipamentos da casa. O consumidor pode optar por carregar a bateria com painéis solares ou diretamente da rede elétrica”, explica Robson Meira.
A principal vantagem desse sistema é que ele entra em funcionamento automaticamente assim que a energia da rede pública é interrompida. Isso significa que, em caso de apagão, os aparelhos conectados continuam funcionando normalmente, sem interrupções.
Para saber mais detalhes sobre armazenamento de energia com baterias, não perca o programa que vai ao ar nesta segunda-feira (17/02), às 17h.
O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Angela Crespo todas as segundas, às 17h, com reapresentações diárias em mesmo horário e, aos finais de semana, às 14h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.