Divulgação
Fabio Santos: “É cada vez maior a busca dos clientes por mensuração e indicadores que demonstrem a eficiência e o retorno do investimento em suas ações de PR. Por isso, em 2023, o maior investimento da CDN foi na renovação e atualização do IQEM, nosso índice proprietário de mensuração de earned media”
A era digital gerou o fenômeno da multicanalidade e estimulou o surgimento de novas plataformas e linguagens, ampliando pontos de contato e formatos de comunicação entre marcas, veículos e pessoas. Ao mesmo tempo que impôs novos desafios e oportunidades, esse cenário também provocou o desaparecimento de algumas fronteiras claras entre disciplinas e especialidades.
Hoje temos consultorias, agências de publicidade, de conteúdo, relações públicas e empresas especializadas em marketing de influência explorando terrenos que se cruzam, em uma entrega de comunicação mais completa e mais complexa.
A atividade de PR é parte relevante, indissociável e está no epicentro dessa revolução comunicacional dos últimos tempos. Transversal desde que a prática surgiu, ela cresceu, ganhou novas dinâmicas, novas práticas e táticas.
Soma-se a isso o amadurecimento do mercado brasileiro de PR nos últimos anos, que começou a entender agora o que se pratica nos principais mercados internacionais, em especial nos Estados Unidos, onde a disciplina nasceu: “public relations” é relacionamento com todos os públicos de interesse do cliente, sejam eles quem forem e estejam onde estiverem, apoiando-se na produção de conteúdo.
Nessa leitura de mercado, o nosso movimento nos últimos anos foi de formatar a agência para uma entrega mais completa, moderna, ágil e inteligente. De acordo com as demandas e necessidades do cliente, esse pacote de comunicação pode envolver: relacionamento com a imprensa, PR stunt, branded content, social media, influencer marketing, personal brand. Tudo isso alicerçado por uma estratégia eficaz de conteúdo e com o apoio de inteligência de dados.
Outro ponto de transformação do segmento é o uso cada vez maior e mais necessário da tecnologia. Assim, cresce também a necessidade de se utilizar a inteligência humana para analisar e transformar dados em informação útil para orientar melhor as estratégias de comunicação.
Por outro lado, é cada vez maior a busca dos clientes por mensuração e indicadores que demonstrem a eficiência e o retorno do investimento em suas ações de PR. Por isso, em 2023, o maior investimento da CDN foi na renovação e atualização do IQEM, nosso índice proprietário de mensuração de earned media.
Acrescentamos ao sistema novas fontes de dados em tempo real, uma pesquisa nacional de credibilidade da mídia e um novo algoritmo que responde melhor ao complexo ecossistema de comunicação atual. Em 2024, dando continuidade a essa modernização, vamos avançar para agregar mais inteligência artificial ao IQEM. A expectativa é elevar a automação do produto de 30% para pelo menos 50% até o final do ano.
Também veremos avançar ainda mais a utilização de programas de thougth leadership no LinkedIn e a construção de personal branding para executivos, como forma de reforçar o posicionamento das empresas para as quais trabalham, ao mesmo tempo que fortalecem suas próprias imagens. Temos desenvolvido muita expertise nessa área, incluindo a Matriz de Maturidade Digital, metodologia exclusiva da CDN que mensura e analisa a presença e estratégia de profissionais no LinkedIn a partir de mais de 30 critérios qualitativos e quantitativos.
Juntamente com as frentes de produção de conteúdo e capacitação estratégica para executivos da agência, a Matriz já contribuiu com a evolução de mais de 40 perfis de alta liderança de grandes empresas de diferentes setores. Também desenvolvemos o Mapa.PR, uma metodologia de thougth leadership que busca desenvolver ações 360º (imprensa, redes sociais, ações de relacionamento) apoiadas na missão e no propósito dos executivos.
Assim, a CDN busca entender e explorar as oportunidades desse novo cenário para fazer com que o PR tenha um papel estratégico na construção e fortalecimento da reputação das marcas e nos objetivos de negócio de nossos clientes.