Logo Logo Logo Logo Logo

A potência do PR na revolução comunicacional

Divulgação

Fabio Santos: “É cada vez maior a busca dos clientes por mensuração e indicadores que demonstrem a eficiência e o retorno do investimento em suas ações de PR. Por isso, em 2023, o maior investimento da CDN foi na renovação e atualização do IQEM, nosso índice proprietário de mensuração de earned media”

A era digital gerou o fenômeno da multicana­lidade e estimulou o surgimento de novas plataformas e linguagens, ampliando pontos de contato e formatos de comunicação entre mar­cas, veículos e pessoas. Ao mesmo tempo que im­pôs novos desafios e oportunidades, esse cenário também provocou o desaparecimento de algumas fronteiras claras entre disciplinas e especialidades.

Hoje temos consultorias, agências de publici­dade, de conteúdo, relações públicas e empresas especializadas em marketing de influência explo­rando terrenos que se cruzam, em uma entrega de comunicação mais completa e mais complexa.

A atividade de PR é parte relevante, indissoci­ável e está no epicentro dessa revolução comu­nicacional dos últimos tempos. Transversal desde que a prática surgiu, ela cresceu, ganhou novas dinâmicas, novas práticas e táticas.

Soma-se a isso o amadurecimento do mercado brasileiro de PR nos últimos anos, que começou a entender agora o que se pratica nos principais mercados internacionais, em especial nos Esta­dos Unidos, onde a disciplina nasceu: “public re­lations” é relacionamento com todos os públicos de interesse do cliente, sejam eles quem forem e estejam onde estiverem, apoiando-se na produção de conteúdo.

Nessa leitura de mercado, o nosso movimento nos últimos anos foi de formatar a agência para uma entrega mais completa, moderna, ágil e in­teligente. De acordo com as demandas e neces­sidades do cliente, esse pacote de comunicação pode envolver: relacionamento com a imprensa, PR stunt, branded content, social media, influencer marketing, personal brand. Tudo isso alicerçado por uma estratégia eficaz de conteúdo e com o apoio de inteligência de dados.

 

Outro ponto de transformação do segmento é o uso cada vez maior e mais necessário da tecno­logia. Assim, cresce também a necessidade de se utilizar a inteligência humana para analisar e trans­formar dados em informação útil para orientar me­lhor as estratégias de comunicação.

Por outro lado, é cada vez maior a busca dos clientes por mensu­ração e indicadores que demonstrem a eficiência e o retorno do investimento em suas ações de PR. Por isso, em 2023, o maior investimento da CDN foi na renovação e atualização do IQEM, nosso índice proprietário de mensuração de earned media.

Acrescentamos ao sistema novas fontes de dados em tempo real, uma pesquisa nacional de credibilidade da mídia e um novo algoritmo que responde melhor ao complexo ecossistema de co­municação atual. Em 2024, dando continuidade a essa modernização, vamos avançar para agregar mais inteligência artificial ao IQEM. A expectativa é elevar a automação do produto de 30% para pelo menos 50% até o final do ano.

Também veremos avançar ainda mais a utiliza­ção de programas de thougth leadership no Linke­dIn e a construção de personal branding para exe­cutivos, como forma de reforçar o posicionamento das empresas para as quais trabalham, ao mesmo tempo que fortalecem suas próprias imagens. Te­mos desenvolvido muita expertise nessa área, in­cluindo a Matriz de Maturidade Digital, metodologia exclusiva da CDN que mensura e analisa a presen­ça e estratégia de profissionais no LinkedIn a partir de mais de 30 critérios qualitativos e quantitativos.

Juntamente com as frentes de produção de conteúdo e capacitação estratégica para exe­cutivos da agência, a Matriz já contribuiu com a evolução de mais de 40 perfis de alta liderança de grandes empresas de diferentes setores. Também desenvolvemos o Mapa.PR, uma metodologia de thougth leadership que busca desenvolver ações 360º (imprensa, redes sociais, ações de relacio­namento) apoiadas na missão e no propósito dos executivos.

Assim, a CDN busca entender e explorar as oportunidades desse novo cenário para fazer com que o PR tenha um papel estratégico na construção e fortalecimento da reputação das marcas e nos objetivos de negócio de nossos clientes.