Divulgação
Klécio Santos: “Para oferecer uma abordagem de comunicação 360º e atender às crescentes necessidades dos nossos clientes, realizamos mudanças significativas nos últimos três anos. O resultado desse empenho foi o anúncio, em dezembro de 2023, da consolidação da Holding in.Pacto, que agora abrange seis empresas distintas”
Na era da informação instantânea e da constante conexão, a comunicação é mais do que uma ferramenta – é o próprio tecido que une e impulsiona organizações, sejam elas públicas ou privadas. Nesse contexto dinâmico e desafiador, compartilho algumas reflexões e conquistas no universo da comunicação corporativa.
No Brasil, a comunicação corporativa está testemunhando uma transformação marcante: a entrada de novas agências e demandas no mercado, abrangendo áreas que vão além da comunicação tradicional. Esse fenômeno é alavancado pela crescente busca dos clientes por uma variedade de conteúdos e soluções que atendam às suas necessidades de comunicação de forma abrangente. Diante desse cenário, as agências precisam investir em preparo e estratégia para oferecerem uma resposta eficaz a essa nova dinâmica, que valoriza a diversificação e a personalização das soluções comunicativas.
Para 2024, o relatório Journalism, media, and technology trends and predictions 2024, do Reuters Institute – baseado em entrevistas com 314 jornalistas seniores de 56 países, incluindo o Brasil –, evidencia algumas tendências de mercado que podem ser absorvidas por agências de comunicação corporativa que prestam serviços a órgãos públicos e privados. O investimento das redações está direcionado para plataformas como WhatsApp e Instagram. Além disso, o interesse em plataformas de vídeo, como YouTube e TikTok, segue elevado, com a maioria dos entrevistados planejando investir em vídeos, newsletters e podcasts.
Ao longo dos últimos três anos à frente da in. Pacto, nossos objetivos primordiais foram qualificar o trabalho da agência, que já tinha expertise em comunicação corporativa e digital, e diversificar para contemplar as novas tendências. Para oferecer uma abordagem de comunicação 360º, realizamos mudanças significativas. O resultado foi o anúncio, em dezembro de 2023, da consolidação da Holding in.Pacto, que agora abrange seis empresas distintas.
A aquisição da Santafé Ideias, uma empresa com 30 anos de tradição no mercado de relações públicas em Brasília, e a incorporação da renomada agência de publicidade Euro, sediada em Porto Alegre, foram passos decisivos nessa trajetória de expansão. Essas operações estratégicas, somadas à incorporação da produtora de audiovisual Movie App, da empresa de análise de dados Listening e do hub dedicado a live marketing e eventos Sta. live, fortaleceram nossa posição como uma das principais agências de comunicação corporativa do País.
Além disso, reforçamos a qualificação do nosso programa de compliance integrado à rotina, para deixar os colaboradores conscientes e bem-informados sobre as políticas e os procedimentos da in.Pacto, tornando-os verdadeiros defensores de um ambiente ético e transparente.
Como o mercado de comunicação corporativa evolui rapidamente, manter-se atualizado com as últimas tendências e tecnologias é essencial. A inteligência artificial (IA), a comunicação digital e as ferramentas de colaboração remota estão reformulando o modo como trabalhamos, permitindo decisões mais rápidas e inteligentes. Acreditamos que o futuro da comunicação corporativa passa pela integração e simplificação de canais de comunicação, o que está alinhado com a tendência das comunicações unificadas.
As lições aprendidas no passado e as estratégias implementadas nos prepararam para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que 2024 nos reserva. Nossa expectativa é continuar crescendo e nos adaptando, sempre atentos às possibilidades que as novas tecnologias e práticas de comunicação oferecem.