Logo Logo Logo Logo Logo

Acelerando a sustentabilidade global

Fórmula E anuncia engajamento na iniciativa “Energy Compacts”, compromissos voluntários e rastreáveis projetados para estimular e promover o acesso universal à energia, coordenada pelas Nações Unidas (ONU) e UN-Energy. O compromisso histórico se alinha com a missão da Fórmula E de acelerar o progresso humano sustentável por meio do poder das corridas elétricas

Divulgação / Fórmula E

Ao aderir à iniciativa “Energy Compacts”, a Fórmula E se alinha com outros líderes globais e vários governos nacionais que assumiram compromissos específicos e mensuráveis para avançar e apoiar a transição de energia limpa

No início de março, a Fórmula E anunciou o seu compromisso em aderir à iniciativa “Energy Compacts”, coordenada pelas Nações Unidas (ONU) e pela UN-Energy – apoiada pela Sustainable Energy for ALL (SEforALL) – fortalecendo ainda mais a sua posição como líder global em esporte sustentável.

Os “Energy Compacts” são compromissos voluntários e rastreáveis criados para estimular a ação de promoção ao acesso universal à energia. Cerca de 200 compromissos foram apresentados por governos, empresas, organizações internacionais e outras partes interessadas em apoio à transição para a energia limpa.

Esse compromisso histórico está alinhado com a missão da Fórmula E de acelerar o progresso humano sustentável por meio do poder das corridas elétricas e se baseia em sua recente conquista de liderar o “Global Sustainability Benchmark in Sport (GSBS)” pelo terceiro ano consecutivo.

A decisão da Fórmula E de participar do “Energy Compacts” representa um passo significativo em sua jornada de Sustentabilidade. O campeonato já segue padrões rigorosos, incluindo a “ISSO 14064-1” e as “Diretrizes ISSO Net Zero” para qualificação, relatório e redução das emissões de gases de efeito estufa.

Recentemente, o Campeonato demonstrou seu compromisso com ações climáticas mensuráveis ao reduzir as emissões de CO² relacionadas à logística da competição em pelo menos 25% na Temporada 11, economizando aproximadamente 5.500 toneladas de emissões de carbono em todo o calendário de 16 corridas. Essa atitude contribui para a iniciativa “Science Based Targets” do campeonato de reduzir sua pegada de carbono em 45% até 2030, em comparação com a produção da Temporada 5.

Ao aderir à iniciativa “Energy Compacts”, a Fórmula E se alinha com outros líderes globais e vários governos nacionais que assumiram compromissos específicos e mensuráveis para avançar e apoiar a transição de energia limpa.

A adesão ao ‘Energy Compacts’ representa uma progressão natural em nossa jornada de Sustentabilidade e reforça nosso compromisso de criar um impacto positivo mensurável além de nossas pistas de corrida. Não se trata apenas de assumir compromissos – trata-se de tomar as medidas necessárias e apresentar resultados verificáveis que contribuam para as metas climáticas globais”, afirma Julia Pallé, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Fórmula E. “Como um Campeonato comprometido com corridas sustentáveis, inovação e redução de nossa pegada global no planeta, isso representa não apenas um passo significativo em nossa missão, mas é a razão pela qual o Campeonato existe – buscar tecnologia e soluções que ajudem a acelerar estilo de vida sustentável e progresso humano”, complementa.

A Fórmula E sempre correu com propósito – demonstrando que o automobilismo de alto desempenho e a sustentabilidade podem coexistir, sem concessões. Ao aderir ao ‘Energy Compacts’, estamos dando mais um passo significativo no uso de nossa plataforma para promover mudanças significativas”, ressalta Jeff Dodds, CEO da Fórmula E. “Nossa parceria com a ‘SEforALL’, as Nações Unidas e a UN-Energy reforça que a missão da Fórmula E vai além das corridas. Estamos construindo uma estrutura de como o esporte pode liderar a abordagem dos maiores desafios do mundo, e esse compromisso acelerará a contribuição positiva para o desenvolvimento sustentável em escala global”, conclui.