Divulgação
Gerdau recebe reconhecimento internacional por mineração responsável
A Gerdau, produtora brasileira de aço, recebeu reconhecimento do padrão IRMA (Iniciativa para Garantia de Mineração Responsável) por sua mina de minério de ferro Miguel Burnier, localizada no município de Ouro Preto (MG). A operação atingiu o nível de desempenho IRMA 50, concedido após uma auditoria independente realizada pela SCS Global Services. Essa conquista reforça a transparência e o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a integridade dos negócios.
Criada para melhorar o desempenho ambiental e social das operações de mineração, a IRMA é uma iniciativa global que avalia o desempenho das minas de acordo com uma definição comumente acordada das melhores práticas em mineração entre um conjunto diversificado de stakeholders. Ela garante a participação igualitária entre todos os stakeholders, incluindo empresas de mineração, compradores de minério, investidores, organizações trabalhistas, comunidades e ONGs.
O reconhecimento atesta que a mina Miguel Burnier foi avaliada por auditores independentes que analisaram aproximadamente 400 requisitos, divididos em quatro princípios: Integridade corporativa, planejamento para legados positivos, responsabilidade social e responsabilidade ambiental. Com essa conquista, a minase junta a um grupo exclusivo de 11 minas de todo o mundo que concluíram e receberam o reconhecimento pós processo de avaliação.