Divulgação
"É uma grande honra assumir a presidência da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, que tem papel fundamental na cooperação entre os países, impulsionando investimentos, tecnologia e a transição para uma economia cada vez mais sustentável. Juntos, vamos trabalhar para conectar empresas, fortalecer relações institucionais e promover novas oportunidades de negócios”, afirma Alexander Seitz (foto)
O chairman executivo da Volkswagen para a região América do Sul, Alexander Seitz foi anunciado para o cargo de Presidente da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo), instituição que representa oficialmente a economia alemã no Brasil. Seitz já pertencia ao corpo de Vice-Presidentes da AHK São Paulo, desde março de 2024, e agora sucede a Paulo Alvarenga, CEO da Thyssenkrupp para América do Sul, que presidiu a instituição desde 2023.
O executivo estudou administração de empresas com foco em auditoria e trustes e direito comercial. Iniciou sua carreira na então Daimler-Benz AG e, em 2005, ingressou na Volkswagen AG. Baseado em Wolfsburg, na Alemanha, chefiou a área de compras do grupo para motores e transmissões, entre outros.
Em 2008, o executivo ingressou no board da Volkswagen do Brasil como Vice-Presidente de Compras responsável pelas operações do Brasil e Região América do Sul. Em 2013, foi nomeado Primeiro Vice-Presidente e Vice-Presidente Executivo Comercial da SAIC Volkswagen Automotive Co. Ltd., em Xangai. Como co-Gerente Geral da joint venture, Seitz foi responsável em sua função especializada em Finanças, TI, Compras e Recursos Humanos para expatriados.
Em 1º de setembro de 2017, Alexander Seitz juntou-se ao Conselho de Administração da AUDI AG e assumiu a responsabilidade por Finanças, TI e Integridade. Em 2019, se tornou membro do Conselho responsável pelas Finanças, China e Assuntos Jurídicos, e em 2020, ingressou no Conselho de Administração da marca Volkswagen com responsabilidade pela área de Finanças.
Desde outubro de 2022, o profissional ocupa o cargo de chairman executivo para a Região América do Sul, onde vem liderando importantes transformações. Agora, com a presidência da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, ele amplia ainda mais sua atuação estratégica, fortalecendo os laços econômicos entre os dois países e assumindo um papel de destaque no cenário empresarial binacional.