Divulgação
Carina Almeida: Em 2023, demos um passo muito importante ao lançar a DiversaCom, agência de aceleração da diversidade social. Junto com o nosso Conselho Consultivo, formado por lideranças de mídias e ONGs de grupos minorizados, estamos criando projetos de conteúdo inovadores para empresas
Fazer comunicação pelo olhar integrado. E seguir ampliando as especialidades do time, para dar conta de tantas possibilidades e necessidades que o cenário mais complexo nos apresenta.
Esse é o nosso Norte para 2024, acelerando a jornada que iniciamos há alguns anos. A nossa fórmula tem sido a de atuar como um ecossistema, conectado pelo mesmo propósito: entregar comunicação que contribui diretamente para o negócio e para a reputação de cada cliente. Resultados e conquistas alcançados neste ano e em 2023 demonstram que estamos acertando nesse caminho.
A Textual foi eleita a agência de PR número 1 em satisfação dos clientes, no seleto ranking das 21 agências que atendem às maiores empresas do Brasil, segundo o principal estudo do nosso mercado, o PR Scope 2023/24. Abrindo os critérios do ranking, somos a mais bem avaliada em atributos como “proativa”, “inovadora” e “criativa”. Mas também a primeira em serviços relevantes, como “gestão de reputação e crises online”, “relação com influenciadores” e “comunicação de marketing”.
O aumento de novos clientes com serviços integrados de PR e gestão de mídias sociais e a maior participação de campanhas com creators nos nossos planos de PR indicam também o reco nhecimento da nossa determinação de combinar o olhar integrado com as especificidades dos territórios. Na evolução das lideranças das empresas, de porta-vozes a embaixadores da reputação, também atuamos com projetos que integram várias disciplinas, da gestão do LinkedIn a novas roupagens do media training.
Mas, para essa combinação do melhor dos dois mundos de fato acontecer, investimos em processos internos de colaboração e compartilhamento de conhecimento, numa missão diária. Muito bom constatar que essa jornada gera um ambiente fértil, que se reflete, por exemplo, no avanço contínuo das nossas métricas e KPIs; na inovação dos ritos de planejamento com os clientes; na pesquisa permanente por novos veículos e na incorporação criteriosa da inteligência artificial (IA). E ficamos muito felizes com o resultado da nossa primeira pesquisa de e-NPS, com indicadores muito acima da média de mercado.
No segundo semestre de 2023, demos um passo muito importante ao lançar a DiversaCom, agência de aceleração da diversidade social, liderada pelo nosso sócio, o jornalista Marcelo Moreira. Junto com o nosso Conselho Consultivo, formado por lideranças de mídias e ONGs de grupos minorizados, estamos criando projetos de conteúdo inovadores para empresas. O cardápio das entregas inclui ainda gestão de crises com foco em ESG, letramento e outras formas de capacitação, além de projetos de responsabilidade social corporativa, integrando empresas e periferias.
A DiversaCom também atua para tornar o nosso próprio time ainda mais plural. Nós, mulheres, somos 69% do time e 63% das lideranças do grupo Textual, mas precisamos avançar nas demais vertentes, como na racial – as pessoas negras são 17% do nosso time.
Por fim, falar de comunicação hoje é falar também sobre o cenário de policrises. Nos últimos dois anos, aumentou a demanda por serviços de prevenção e gestão de situações de alto impacto reputacional. E temos investido em novas metodologias, incluindo inteligência e análise de dados, para sermos ainda mais assertivos diante de situações cada vez mais frequentes, extremas e inéditas.
Em todas as frentes, o que nos move é a crença na comunicação como motor de transformação. A comunicação que antecipa, provoca e dissemina a mudança.