Logo Logo Logo Logo Logo

Seis milhões de usuários

Portal Além da Energia , ativo proprietário de mídia da Engie, sob a coordenação de Leandro Provedel (foto), Gerente de Comunicação Corporativa e Branding da consolida sua liderança editorial e registra marca recorde de usuários.

Divulgação

Leandro Provedel: "interesse pela transição energética, que é um tema relevante para empresas e pessoas que buscam entender o que está em jogo com as mudanças climáticas”.

O portal Além da Energia, ativo de conteúdo proprietário da Engie assinado pela Barões, alcançou um marco histórico em fevereiro deste ano: 6 milhões de usuários passaram pelo espaço digital desde sua estreia em 2020. Esse feito reafirma a relevância do conteúdo editorial voltado para a transição energética e a economia de baixo carbono, temas que fazem parte do propósito da Engie. Desde 2021, o hub apresenta crescimento consistente: 2 milhões de usuários em 2021, 3,4 milhões em 2022, 4,2 milhões em 2023 e, em 2025, a marca de 6 milhões. Considerando esse ritmo, um cálculo do "Crescimento Anual Composto (CAGR)" aponta para uma taxa de 31,6%. “A adesão de leitores ao Além da Energia é fruto de planejamento, qualidade editorial e distribuição eficaz. Quando lançamos o projeto, em abril de 2020, nossa primeira meta era um milhão de leitores em um ano. Para isso, primeiro fomos entender o resultado orgânico do portal para só então iniciar a distribuição impulsionada. Assim, desde o início, nossa tomada de decisão é baseada em dados obtidos a partir do hub. E reside na oportunidade de sempre trabalharmos com dados proprietários a possibilidade de aperfeiçoarmos o Além da Energia dia após dia”, disse Leandro Provedel, Gerente de Comunicação Corporativa e Branding da Engie Brasil.

O Além da Energia publica diariamente conteúdos jornalísticos que abordam desde a descarbonização da economia e o crescimento das fontes renováveis até a sustentabilidade urbana, biodiversidade e equidade de gênero. Ao longo de 2024, o hub de mídia da Engie também consolidou um patamar de audiência competitivo. Segundo acompanhamento feito por meio da plataforma SimilarWeb, o hub ficou entre os três mais acessados do setor editorial especializado na cobertura sobre energia. De acordo com Provedel, o sucesso de audiência do portal é fruto do “interesse pela transição energética, que é um tema relevante para empresas e pessoas que buscam entender o que está em jogo com as mudanças climáticas”, salientou. Outro componente  desse sucesso de audiência se deve a uma trajetória tecnológica consistente, que passam pela utilizando estratégias de captação de dados zero party (fornecidos pelo usuário) para entender o perfil do público e direcionar conteúdos com precisão, e a integração de Inteligência Artificial. Essa evolução tem como objetivo ampliar ainda mais as métricas de qualificação e aprofundar a relação com um público cada vez mais engajado com a transição energética.

O Gerente de Comunicação Corporativa e Branding da Engie Brasil destaca, ainda, a importância de o Além da Energia ter se posicionado como uma fonte de informação do setor e não como um veículo da empresa, embora tenha sempre mantido claramente sua relação com a marca. “Como produto de comunicação, o Além da Energia tem o posicionamento claro de estar vinculado à temática da transição energética. Para se ter uma ideia do quanto isso é verdadeiro, menos de 20% do conteúdo do portal é sobre a empresa. Por fim, não menos importante é o fato de que para se tornar publisher uma empresa precisa ter autoridade de marca. Temos essa posição e com o Além da Energia sendo o primeiro portal de notícias de uma empresa do setor, ele contribui para a diferenciação da Engie em relação à concorrência”, finaliza o executivo.