Divulgação \ Linkedin
Cassio Pantaleoni: "Quem se aproxima da IA com pensamento crítico e capacidade interpretativa estará em vantagem, a IA entrega a provável melhor resposta, não necessariamente a possível melhor resposta”.
O lançamento da inteligência artificial DeepSeek, feito pela China no mesmo dia da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, não passou despercebido. Para Cassio Pantaleoni, membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Inteligência e autor premiado, em 2023, com o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira de Livros, com o livro Humanamente Digital: Inteligência artificial centrada no humano, trata-se de uma ação simbólica e estratégica. Ele destaca que a DeepSeek aposta em uma arquitetura mais leve e aberta, dispensando o uso de chips de altíssima performance. Esse modelo, segundo ele, questiona o domínio ocidental na corrida tecnológica e abre espaço para novas abordagens.
Além da questão tecnológica, o especialista aponta o risco das IAs reforçarem vieses cognitivos ao se moldarem excessivamente às preferências dos usuários: "Uma IA que quer te entregar aquilo que condiz com as tuas preferências está inadvertidamente mantendo no teu mindset um vício cognitivo", alertou. A reflexão passa por autores como Adam Grant e Kate Crawford, além de analogias com Richard Dawkins e a inteligência da natureza. Ainda de acordo com ele, quem se aproxima da IA com pensamento crítico e capacidade interpretativa estará em vantagem. “A IA entrega a provável melhor resposta, não necessariamente a possível melhor resposta”, disse.
O lançamento da DeepSeek marca mais do que o avanço tecnológico chinês, inaugurando uma nova etapa da disputa geopolítica em torno da inteligência artificial, com implicações que ultrapassam o campo da inovação. Em um cenário onde o Ocidente investe bilhões e protege chips como ativos estratégicos, a China responde com uma IA de código aberto, mais leve e acessível. A data escolhida não foi coincidência, e sim um gesto calculado. Vivemos, como sugere Pantaleoni, não apenas uma nova corrida tecnológica, mas talvez o início de um verdadeiro Iluminismo Digital.
Cássio Pantaleoni é o entrevistado dessa semana no programa Comunicação S/A, produzido para as plataformas de streaming da Mega Brasil Comunicação. Para assistir a entrevista na íntegra acesse o link:
https://radiomegabrasilonline.com.br/site/programa/programa-comunicacao-s-a/