Divulgação / LinkedIn
“Acreditamos que apoiar iniciativas culturais é investir no desenvolvimento da sociedade. A arte tem o poder de transformar realidades, preservar a história e inspirar novas gerações. Por isso, reafirmamos o compromisso da Stellantis com a valorização do patrimônio cultural por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil. Essas iniciativas ampliam o acesso à cultura e fortalecem nossos laços com o País”, afirma Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul
A Stellantis não se destaca apenas no setor automotivo. Considerada uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, a companhia tem entre seus pilares institucionais o incentivo à cultura local e a preservação do patrimônio nas regiões onde está presente. Em 2025, a empresa reforça esse compromisso com novas parcerias culturais em Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Com isso, contribui para a valorização da arte e da história, além de fortalecer o desenvolvimento sociocultural em algumas das comunidades onde está presente.
Em São Paulo, a Stellantis passa a ser parceira do MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), um dos mais importantes museus da América Latina. Referência internacional, o MASP abriga um acervo com mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuários de diversos períodos, representando a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
Ainda na capital paulista, a empresa também iniciou uma parceria com o Instituto Tomie Ohtake, espaço dedicado à arte contemporânea e à valorização da diversidade cultural. Inaugurado em 2001, o instituto homenageia a pintora, gravadora e escultora japonesa, Tomie Ohtake, promovendo exposições, atividades educativas e reflexões sobre artes plásticas, arquitetura e design.
As parcerias com instituições de arte em São Paulo contarão também com o apoio da Casa Fiat de Cultura, o primeiro centro cultural de uma empresa de automóveis no Brasil. A colaboração entre a Casa Fiat de Cultura e as instituições paulistas promoverá o intercâmbio cultural entre Belo Horizonte e São Paulo por meio de exposições, cursos e ações educativas.
Localizada em Belo Horizonte (MG), a Casa Fiat de Cultura já realizou mais de 90 exposições e exibiu mais de 2 mil obras de arte, oferecendo uma programação plural e abrangente, que contempla diversos movimentos artísticos e linguagens, do Renascimento ao Barroco, do Futurismo e Modernismo à arte contemporânea.
Em Pernambuco, a Stellantis marca presença no Instituto Ricardo Brennand, um dos mais renomados espaços culturais do Recife. Inaugurado em 2002, o instituto abriga um valioso acervo artístico e histórico originado da coleção particular do industrial Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. Conhecido como “Castelo de Brennand”, o espaço combina patrimônio e natureza, e possui uma das mais modernas infraestruturas museológicas do País, abrigando um complexo que compreende a Pinacoteca, o Museu Castelo São João, a Galeria, a Biblioteca, o Parque de Esculturas dos Jardins e a Capela Nossa Senhora das Graças.
Já em Minas Gerais, a Stellantis anunciou uma nova parceria com o Instituto Inhotim, um dos maiores museus de arte contemporânea a céu aberto e jardim botânico. As importantes iniciativas em conjunto nos últimos anos foram reforçadas e, agora, a empresa é a “Frota Oficial do Inhotim”, com carros de suas marcas icônicas à disposição da equipe do instituto, garantindo eficiência nas operações logísticas e de transporte, sempre alinhadas ao padrão de excelência e mobilidade que o espaço exige.
Ao longo do ano, as parcerias culturais da Stellantis promoverão programações específicas em cada região, incluindo exposições, mostras, visitas guiadas, projetos educativos e outros eventos. Essas iniciativas visam democratizar o acesso à arte e à cultura, além de incentivar e valorizar as diversas expressões artísticas brasileiras.
“Acreditamos que apoiar iniciativas culturais é investir no desenvolvimento da sociedade. A arte tem o poder de transformar realidades, preservar a história e inspirar novas gerações. Por isso, reafirmamos o compromisso da Stellantis com a valorização do patrimônio cultural por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil. Essas iniciativas ampliam o acesso à cultura e fortalecem nossos laços com o País”, afirma Emanuele Cappellano, Presidente da Stellantis para a América do Sul.