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Fabiana Ramos: “Os Objetivos-Chave do Negócio, na tradução em português, permitem fazer o planejamento e o acompanhamento das ações com base em métricas bem definidas e alinhadas, não apenas entre todo o time interno mas também com os clientes”
Nos últimos quatro anos, a PinePR triplicou de tamanho, o que nos dá um orgulho enorme. Ao mesmo tempo em que esse crescimento é incrível, ele gera quase que automaticamente uma pergunta: como vocês conseguiram isso? Qual é o segredo do sucesso?
Na realidade, chegar até aqui não tem segredo – tem muito trabalho e uma estratégia que vem dando resultado. Percebemos que, tradicionalmente, comunicação e tecnologia são mundos separados. Ao adotarmos metodologias típicas de empresas de tecnologia, como o uso de OKRs, comprovamos que as limitações estão muito mais ligadas às crenças do que à realidade.
Vale um parágrafo para explicar o que são OKRs. Os Objetivos-Chave do Negócio, na tradução em português, permitem fazer o planejamento e o acompanhamento das ações com base em métricas bem definidas e alinhadas não apenas entre todo o time interno mas também com os clientes. Ao definir quais são os indicadores essenciais e trabalhar toda a comunicação para atender a esses indicadores, geramos um ciclo virtuoso em que colaboradores, agência, parceiros e clientes têm uma mesma visão do caminho a ser percorrido.
Algo aparentemente simples tem sido fundamental para transformar nossa cultura. Inovamos em processos e, a partir dos OKRs, criamos uma padronização do atendimento, o que é algo raro no mercado de comunicação. Se eventualmente um colaborador sai da agência, a qualidade do atendimento não muda, pois ela está alicerçada em indicadores bem definidos (combinados de antemão com o cliente) e métricas claras. O alinhamento é preservado.
Essa forma de trabalhar é ainda mais importante quando, como acontece aqui na PinePR, a maior parte dos clientes vem por indicação de clientes satisfeitos. Os OKRs alinham todo o time com o cliente para entregar um atendimento de alta qualidade e facilitam qualquer correção de rota, com muita organização e agilidade. Adotamos um caminho orientado a dados e trabalhamos com métricas, sempre mensurando os resultados. E por causa disso conseguimos crescer.
Transformações em série - Nos últimos quatro anos, ao mesmo tempo em que trabalhamos fortemente a implementação dos OKRs e passamos a trabalhar orientados a dados e resultados mensuráveis, consolidamos uma transformação importante em nossa estratégia de atuação. Construímos uma reputação sólida como uma das principais agências com foco em tecnologia e inovação do mercado brasileiro.
Empresas que têm percorrido uma rota de transformação digital dos seus negócios e plataformas corporativas de Open Innovation são o nosso maior asset. Não por coincidência, um público que entende, adota e estimula internamente o uso de dados, métricas e indicadores de desempenho. Esse é mais um ponto que facilita o alinhamento cultural entre nós e nossos clientes.
E o mais interessante é que, com a expansão da transformação digital para praticamente todo o perfil de empresa, em qualquer segmento de negócio, temos notado uma crescente demanda de clientes que não nasceram em TI ou não são scale-ups. Segmentos mais tradicionais, como alimentos & bebidas ou serviços financeiros, têm confiado em nossa capacidade de entrega, pois percebem valor em nossa abordagem e querem destacar a inovação que elas têm trazido para o mercado.
Em 2024, esperamos um crescimento acima de dois dígitos, baseado na estrutura e na cultura que estabelecemos ao longo dos últimos anos. Temos investido forte em treinamento para o time, em novas ferramentas (incluindo inteligência artificial) e em um olhar estratégico para a comunicação. Entendemos que continuaremos crescendo se alinharmos a comunicação à estratégia dos clientes e a uma visão mais ampla, que considera a marca e o marketing. Esse é o caminho para crescer e inovar na comunicação: sermos estratégicos, criativos e data driven.