Bruna Fontes (foto) é a convidada do Café Cultural
Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!
O Café Cultural conversou com a autora carioca Bruna Fontes que lança "Rosa é cor de menina!? Existe isso?", um livro infantil que desmistifica estereótipos e fala sobre empatia
Ensinar empatia às crianças desde cedo é essencial para que cresçam respeitando as diferenças e valorizando a diversidade. Mas, ainda hoje, há muitos estereótipos que precisam ser desconstruídos. E os livros são uma ótima ferramenta para isso!
Essa é a proposta da obra que fala sobre a liberdade de escolher quais cores usar. A história ajuda as crianças a se colocarem no lugar do outro, mostrando que o mundo é feito de diferentes perspectivas e vivências.
"A ideia de escrever o livro veio depois de uma pequena birra aos 3 ou 4 anos. Ela se recusou a usar uma calça jeans para ir para a escola, por ser azul. E isso me instigou, por não me conformar com a perspectiva de minha filha incorporar estereótipos desde tão jovem. Inclusive, quando grávida dela, fiz questão de fazer um quartinho mais neutro possível, para que ele fosse uma tela em branco na qual ela pudesse dar seu toque pessoal", conta Bruna.
Por conta desse episódio, a autora começou a criar a história, escrevendo no bloco de notas do celular, como uma forma de lidar com a dificuldade, sem conflitos e desmistificando este padrão. "Quis ressignificar a crença de que meninas ou meninos não poderiam usar alguma cor", diz.
O que seria apenas uma brincadeira familiar, acabou tomando novos rumos. Tudo porque, quando ouviu a mãe contar a história pela primeira vez, a filha gostou tanto que pediu que os personagens fossem desenhados e que a história estivesse “no papel”.
Não perca esta conversa que vai ao ar nesta quinta-feira (15/04), às 16h na Rádio Mega Brasil Online.
O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina às terças e quintas, às 16h, com reprises diárias, também às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.
O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.