Para uma empresa fundada no Século XIX, um dos seus maiores desafios é manter-se moderna. A Avon aposta no contato direto com o seu consumidor, consagrado no bordão “Avon chama” que, embora criado em meados do Século XX, se mantém atual na medida em que aposta na proximidade com o cliente pelas mãos de suas representantes
A Avon, empresa fundada em 1886 e que desde 2020 faz parte do grupo Natura &Co, e o Instituto Avon se uniram para lançar um fundo emergencial destinado a prestar apoio médico, social e psicológico às suas revendedoras e consultoras de todo o Brasil afetadas, direta ou indiretamente, pela pandemia de Covid-19. O esforço, que se soma a iniciativas análogas de outras empresas do Grupo Natura &Co, reforça dedicação do grupo às relações e à construção de uma melhor maneira de viver e fazer negócios.
À frente da iniciativa na Avon, o Instituto Avon direcionará cerca de R$ 1,7 milhão de reais para cuidar das revendedoras que enfrentam dificuldades de saúde, sociais e psicológicas, por meio do prestador de serviço Carelink. O programa de apoio abrange ainda o suporte por meio do parceiro Psicologia Viva para as revendedoras que possam ser vítimas de violência doméstica.
“Diante desta crise inesperada, causada pela evolução da pandemia no Brasil, todos os nossos esforços estão focados em fortalecer a conexão humana, por meio de uma rede de apoio que alcance todas as nossas representantes, com o objetivo de zelar pela saúde e segurança delas. Cada recurso do Fundo Emergencial será utilizado para identificar as necessidades mais urgentes dessas mulheres e ajudá-las”, afirma Daniela Grelin, Diretora Executiva do Instituto Avon.
O fundo contempla serviços especiais, com duração prevista por três meses. Além disso, serão ampliados os serviços para o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas, uma das frentes de atuação do Instituto Avon, que há mais de 12 anos trabalha por essa causa. Os serviços disponibilizados serão são os seguintes:
Central Saúde 24 horas: com enfermeiros e médicos disponíveis 24h por dia, todos os dias, por meio de WhatsApp e telefone, para atendimento clínico. No primeiro contato telefônico, a equipe especializada identificará a causa-problema e encaminhará a revendedora para a área indicada e o profissional adequado para realizar a assistência. As ligações serão gratuitas, com opção de chamada por vídeo, quando necessária;
Assistência Psicológica e Social: com apoio de assistentes sociais e psicólogos que realizarão atendimento por chatbot ou telefone, disponíveis 24h por dia, todos os dias. O serviço tem como objetivo ajudar as revendedoras a lidar com as dificuldades que possam surgir durante o período de isolamento social, tais como estresse, depressão e ansiedade. A abordagem será breve e pontual, com o objetivo de trabalhar a situação vivida pela revendedora, para que ela possa enfrentá-la e restabelecer o seu equilíbrio emocional;
Apoio no enfrentamento à Violência Doméstica: contempla o atendimento por psicólogos especializados para oferecer suporte, orientação e contribuir para que as mulheres saibam identificar situações de violência, bem como oferecer recursos disponíveis para apoiá-la durante o período de confinamento. Casos de risco serão reportados imediatamente e encaminhados para autoridades competentes.
Além dos serviços, a Avon disponibilizará parte do fundo para apoiar financeiramente, com abrigo, alimentação e medicamentos as revendedoras e executivas de vendas em alta vulnerabilidade social e em situação de violência doméstica e familiar.
Mais detalhes sobre o Fundo Emergencial criado pela Avon e outras ações da companhia você terá no programa Comunicação S/A do próximo dia 27 de maio. Nele, o jornalista Marco Antonio Rossi entrevista Daniela Grelin, Diretora Executiva do Instituto Avon. O programa Comunicação S/A é veiculado às quartas feiras, às 14 horas, com reapresentações as quintas, às 17 horas da tarde, e às sextas, às 19 horas da noite, no www.radiomegabrasilonline.com.br. O programa também é disponível no canal da Mega Brasil Comunicação, no Youtube.