Logo Logo Logo Logo Logo

Em busca da juventude eterna – o valor da cultura de inovação

Divulgação

Marta Dourado: “O investimento mais profícuo realizado nos últimos anos foi no desenvolvimento de processos e cultura baseados no framework do Ágil, que engloba orientações e métodos que contribuem para que equipes desenvolvam e entreguem soluções mais eficientes e dinâmicas, em ciclos de aprimoramento constante”

Recentemente foi noticiado que um empresá­rio norte-americano, certamente milionário, investe milhões de dólares todo ano em pro­cedimentos para retardar o seu próprio envelheci­mento. A fantasia da juventude eterna impressiona o imaginário e divide opiniões desde os alquimis­tas. Mas, no caso das agências, a busca do elixir faz sentido e é uma questão de sobrevivência.

Nas últimas décadas, o mundo tem passado por profundas e velozes transformações sociais, eco­nômicas e culturais, influenciadas, principalmente, pelas consequências da globalização econômica, das redefinições geopolíticas e do avanço científi­co e tecnológico. Naturalmente, as consequências dessas transformações acabam por impactar o universo empresarial, com aumento da competição e uma pressão maior por diferenciação e rentabi­lidade. Por outro lado, o clamor da sociedade por valores mais igualitários e inclusivos e a pressão pelo respeito e recomposição do meio ambiente tornam ainda mais complexo o cenário em que as empresas estão imersas.

Às agências é apresentado o desafio de interpretar as necessidades dos clientes, oferecendo soluções que permaneçam significativas para as novas demandas que se sucedem numa velocidade vertiginosa. Na Fundamento, já há alguns anos vimos numa trajetória de modernização constante: investimos em ferramentas, treinamentos e certificações de gestão de projetos, visando sofisticar cada vez mais nossas competências de integração dos diferentes serviços de marketing e comunicação para entregar excelência.

Também investimos em instalações – nosso estúdio já completamente equipado, está em fase de ampliação para acomodar produções audiovi­suais mais ambiciosas. Mas o investimento mais profícuo foi no desenvolvimento de processos (ma­peamos mais de 160 entregáveis!) e cultura ba­seados no framework do Ágil. Os princípios ágeis englobam orientações e métodos que contribuem para que equipes desenvolvam e entreguem so­luções mais eficientes e dinâmicas, em ciclos de aprimoramento constante. E traduzimos resultados de comunicação em termos de OKR (Objectives and Key Results), o que possibilita uma gestão mais eficiente das metas dos clientes.

Entre os benefícios da metodologia Ágil, estão a possibilidade de gerenciar melhor as mudanças de prioridade, aumentar a visibilidade do andamento dos processos e aprimorar o alinhamento entre a área de negócios e a execução. Os valores ágeis destacam a importância das pessoas, da interação e colaboração entre elas. Afinal, as pessoas são a chave para utilizar processos e ferramentas de maneira adequada e eficiente.

Ao longo dos últimos cinco anos, trilhamos uma jornada de aprimoramento e excelência, manten­do-nos alinhados aos mais elevados padrões da indústria. Incorporamos elementos como gestão baseada em dados, inteligência artificial (IA) e o uso eficiente de dashboards, ferramentas e meto­dologias que fortalecem a gestão dos times e pro­movem o aprimoramento contínuo.

No começo deste 2024 demos mais um passo importante: a união com a Advice Comunicação Cor­porativa. Juntas, inaugurando uma agência de marke­ting e comunicação verdadeiramente integrada. Com um atendimento personalizado e uma metodologia própria baseada no Ágil, a Fundamento está organi­zada em quatro squads, compostos por especialistas em suas áreas: Marketing, RP, Análises e Studio.

Não se trata, evidentemente, de uma trajetória simples ou linear, sem tropeços. Mas encontramos um caminho inovador, que nos permite ser rentáveis e atuais, e que agora chega a um momento muito especial. O aprendizado dos últimos anos nos indica que não podemos parar e que a cultura de inovação, baseada no Design Thinking, é o motor importante do nosso sucesso, nosso elixir da juventude.

Agora somos um time de 40 profissionais motiva­dos, que acreditam na força do marketing e da comu­nicação como motores impulsionadores do sucesso empresarial. Temos competência, vigor e presença global. Juntos, estamos preparados para enfrentar os desafios, abraçar a inovação e moldar o futuro.