Divulgação / LinkedIn
“O ‘Plantar Vida’ reflete o compromisso da Ypê com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Atingir o marco de plantar 16 hectares em Áreas de Preservação Permanente na Bacia do Rio Camanducaia é um marco importante, pois não só contribui para a recuperação da biodiversidade local, mas também fortalece o papel do produtor rural na proteção e recuperação dos recursos hídricos. Seguiremos trabalhando para expandir essas iniciativas e ampliar o impacto positivo que existe na relação simbiótica entre floresta e água”, afirma Gustavo de Souza, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento, Qualidade, WCM e Sustentabilidade da Ypê
O projeto “Plantar Vida”, uma iniciativa da Ypê em parceria com o H2A Hub Agroambiental e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), continua avançando em seus esforços para restaurar as Áreas de Preservação Permanente (APPs) no interior de propriedades rurais da Bacia do Rio Camanducaia, que passa por cidades de São Paulo e Minas Gerais.
Desde o seu início, em 2021, o projeto já plantou 23 mil mudas de espécies nativas em 16 hectares – uma área que corresponde a 15 campos de futebol – contribuindo significativamente para a preservação ambiental e a segurança hídrica da região. A Bacia do Rio Camanducaia abrange cerca de 1.000km², integra 11 municípios – entre eles Amparo, Jaguariúna, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Serra Negra, Socorro, Toledo e Pedra Bela – e é responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 300 mil habitantes. O “Plantar Vida” tem o potencial de ampliar a cobertura de vegetação nativa do município e aumentar a biodiversidade na região, visando a diminuição de riscos climáticos.
Com um aporte de cerca de R$ 1,3 milhão, as iniciativas buscam a regeneração da vegetação e a melhoria da qualidade da água do Rio Camanducaia, com expectativa de benefícios significativos a médio e longo prazo.
“O ‘Plantar Vida’ reflete o compromisso da Ypê com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Atingir o marco de plantar 16 hectares em Áreas de Preservação Permanente na Bacia do Rio Camanducaia é um marco importante, pois não só contribui para a recuperação da biodiversidade local, mas também fortalece o papel do produtor rural na proteção e recuperação dos recursos hídricos. Seguiremos trabalhando para expandir essas iniciativas e ampliar o impacto positivo que existe na relação simbiótica entre floresta e água”, afirma Gustavo de Souza, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento, Qualidade, WCM e Sustentabilidade da Ypê.
O projeto segue buscando engajar proprietários rurais interessados em restaurar suas APPs, oferecendo suporte completo que inclui fornecimento de insumos, execução do plantio e manutenção por 12 meses. Após esse período, os proprietários assumem a responsabilidade pela área restaurada, com acompanhamento técnico por mais dois anos. A iniciativa visa não apenas recuperar a vegetação nativa, mas também mitigar riscos climáticos, ampliar a biodiversidade local e melhorar a qualidade e quantidade da água do Rio Camanducaia a médio e longo prazo.
“Esta é uma iniciativa fundamental para a recuperação ambiental de áreas degradadas, especialmente nas Áreas de Preservação Permanente (APPs) da Bacia do Rio Camanducaia. A parceria com a Ypê, por meio desse programa, é essencial para potencializar a restauração dessas áreas, alinhando esforços de preservação e sustentabilidade com o desenvolvimento rural. A colaboração com empresas comprometidas como a Ypê, permite que possamos expandir o impacto positivo e criar soluções que favoreçam a integração entre o setor agropecuário e a conservação ambiental, garantindo um futuro mais equilibrado para todos”, avalia Leonardo Sobral, Gerente-Geral do H2A Hub Agroambiental.
O “Plantar Vida” reafirma o compromisso da Ypê com a sustentabilidade e a preservação dos recursos hídricos, alinhando o valor do cuidado com a sua materialidade, em especial o seu tema material Água.