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Investir em novas áreas de conhecimento para garantir a competitividade

Divulgação

Myrian Vallone: “O investimento na consolidação de parcerias com agências de outros países, como Reino Unido, México e Argentina, resultou em um fluxo constante de clientes para a agência ao longo de 2023. Assertiva também foi a decisão de abrir duas frentes de colaboração na Amazônia, para apoio aos projetos de clientes que já atuam ou pretendem desenvolver ações na região, especialmente com foco na COP30”

Não é de hoje que a comunicação é, indis­cutivelmente, um pilar fundamental para os negócios. A maneira como é conduzida, contudo, transformou-se radicalmente ao longo das últimas décadas, gerando desenvolvimentos importantes e animadores para o nosso setor. E o ano de 2023 reuniu muitos dos desafios e oportu­nidades que se apresentam diante de nós.

Vivenciamos, como muitos de nossos clientes, um cenário econômico mais complexo. Também como diferentes setores, vimos chegar a onda da inteligência artificial generativa (IA), que promete revolucionar a forma como trabalhamos – na mi­nha opinião, de maneira positiva, e não catastró­fica. Enfrentamos ainda um desafio perene em nossa profissão: a percepção equivocada sobre o valor dos serviços oferecidos.

Como nos acostumamos a fazer ao longo das últimas duas décadas, adaptamo-nos para ga­rantir que a 2PRÓ entregue aquilo que o cliente busca. Somos hoje um ecossistema de serviços, que inclui, além de relações com a mídia, serviços de consultoria, conteúdo audiovisual, estratégia e produção de conteúdo, campanhas de performan­ce em redes sociais e gestão de perfis C-level no LinkedIn – entre muitos outros.

O resultado foi um número de clientes 12% maior do que o registrado em 2022, a chegada de reforços para a equipe e o surgimento da 2por1, nova empresa do grupo, criada exclusivamente para atender a demandas consultivas. Prova de que hoje as agências precisam ser cada vez mais multidisci­plinares, atuando em um mesmo cliente de forma estratégica e coordenada nas diferentes frentes.

O investimento na consolidação de parcerias com agências de outros países, como Reino Uni­do, México e Argentina, também resultou em um fluxo constante de clientes para a agência ao longo do ano. Foram pelo menos seis projetos e outros dois já fechados para 2024. Assertiva também foi a decisão de abrir duas frentes de colaboração na Amazônia – Belém e Manaus – para apoio aos projetos de clientes que já atuam ou pretendem desenvolver ações na região, especialmente com foco na COP30.

Mas o caminho da competitividade passa ine­gavelmente pela potencialização da produtividade da equipe a partir de novas ferramentas e pela abertura de outras áreas de conhecimento. E isso exige investimento, tempo de aprendizado e visão de futuro para não perdermos esse bonde.

Nesse sentido, a preocupação em investir na capacitação da equipe para o uso eficiente de no­vas tecnologias, como a já mencionada inteligên­cia artificial, tem sido constante. E o interessante é que, para muito além de beneficiar a agência, essa decisão tem contribuído sobremaneira para a atra­ção e a retenção de talentos, que enxergam nisso uma oportunidade de crescimento profissional.

Com 21 anos de existência, a 2PRÓ, hoje com­posta pela GN2 Conteúdo e a recém-criada 2por1, sempre se destacou no mercado por seus valores e entrega exemplar, crescendo com base em in­dicações, o famoso boca-a-boca. Agora, entramos numa nova fase, em que apostaremos também em uma estratégia de marketing mais robusta e bem-estruturada e em uma área comercial para prospecção ativa.

Todas essas são decisões que, esperamos, nos levem a alcançar as próximas duas décadas. Sem­pre, claro, valorizando aquilo que nos trouxe até aqui – pessoas, resultados e ética.