Logo Logo Logo Logo Logo

Um ano de consolidação e inovação

Divulgação

Priscilla Caetano: A agência instituiu, neste ano, a semana de quatro dias de trabalho, em sistema de revezamento, funcionando de segunda a sexta-feira, sem qualquer prejuízo ao atendimento das necessidades dos clientes e com o benefício de mais tempo livre para os funcionários

O ano de 2023 foi mais morno do que o espe­rado, com o mercado desacelerado – espe­cialmente no primeiro semestre – diante de incertezas políticas e econômicas que marcaram o País. A cautela nos negócios foi sentida também no setor de comunicação, com menos investimentos em novas ações ou contratações.

Apesar do caminhar mais lento nos projetos e prospecções, o mercado continuou se movimen­tando, e o resultado da Aliá RP foi positivo. Tive­mos crescimento de receita, ampliamos a equipe e conquistamos novos clientes. Podemos dizer também que 2023 foi um ano de consolidação. So­lidificamos o nosso modelo de negócio como uma agência-butique e fortalecemos a nossa cultura e os nossos valores.

Ser agência-butique não é tarefa simples, ainda mais em um mercado dominado por gran­des players, que gera desafios como a visibilida­de frente a marcas fortes e consolidadas (e que muitas vezes fazem parte de grupos globais) e a competição em processos de concorrência, com margens mais apertadas para redução de preços. Mas é um caminho incrível e que tem sido cada vez mais reconhecido pelos clientes e, arriscamos dizer, existe uma demanda crescente por agências nesse formato.

Entendemos que as conquistas de concorrên­cias relevantes que tivemos em 2023, mesmo disputando com grandes agências, é reflexo dessa maior abertura do mercado às butiques, que passa a buscar mais contato direto com sócios e profis­sionais seniores, serviços mais personalizados e voltados para as necessidades de cada negócio, maior flexibilidade e agilidade para se adaptar a mudanças, entre outros pontos positivos.

Acreditamos também que esse modelo traz be­nefícios internos, com uma cultura organizacional mais próxima e uma atmosfera de trabalho cola­borativa. Em 2023, investimos na capacitação dos nossos profissionais e implementamos atividades com foco no desenvolvimento do nosso time e no clima organizacional.

Olhando para 2024, começamos com um mar­co especial, celebrando cinco anos de história da Aliá RP. O início do ano também foi marcado pela chegada de novos clientes e a entrada em novos setores, além de uma novidade que reflete nosso pilar de qualidade de vida: instituímos a semana de quatro dias de trabalho.

Seguindo a tendência de países como Reino Unido, Japão, Nova Zelândia e Islândia, onde a adoção do novo modelo constatou pontos positi­vos, como aumento de produtividade, crescimento de receita e melhoria do bem-estar dos colabora­dores, implementamos uma dinâmica de reveza­mento da equipe que nos permite seguir funcio­nando entre segundas e sextas-feiras, atendendo a todas as necessidades dos clientes, mas com o benefício de mais tempo livre para os funcionários.

Falando em tendências, estamos também aten­tas ao uso de dados e da inteligência artificial (IA) na área de comunicação. Os dois temas vieram com força no último ano, e acreditamos que continua­rão sendo os principais vetores de transformação do setor não só em 2024, como também nos próximos anos. Outro aspecto que parece ganhar bastante destaque é a queda das fronteiras entre comunica­ção e marketing, com as duas áreas caminhando conjuntamente e com sinergias que impactam dire­tamente a reputação e a imagem das empresas, o que reflete em um movimento de busca por equipes mais multidisciplinares e com experiências diversas.

Acreditamos que 2024 começou com bons ventos não só aqui na Aliá RP, mas no mercado como um todo. Que seja um ano de fortalecimento do setor e de maior reconhecimento da comunica­ção como ferramenta estratégica de negócios.