Divulgação
Priscilla Caetano: A agência instituiu, neste ano, a semana de quatro dias de trabalho, em sistema de revezamento, funcionando de segunda a sexta-feira, sem qualquer prejuízo ao atendimento das necessidades dos clientes e com o benefício de mais tempo livre para os funcionários
O ano de 2023 foi mais morno do que o esperado, com o mercado desacelerado – especialmente no primeiro semestre – diante de incertezas políticas e econômicas que marcaram o País. A cautela nos negócios foi sentida também no setor de comunicação, com menos investimentos em novas ações ou contratações.
Apesar do caminhar mais lento nos projetos e prospecções, o mercado continuou se movimentando, e o resultado da Aliá RP foi positivo. Tivemos crescimento de receita, ampliamos a equipe e conquistamos novos clientes. Podemos dizer também que 2023 foi um ano de consolidação. Solidificamos o nosso modelo de negócio como uma agência-butique e fortalecemos a nossa cultura e os nossos valores.
Ser agência-butique não é tarefa simples, ainda mais em um mercado dominado por grandes players, que gera desafios como a visibilidade frente a marcas fortes e consolidadas (e que muitas vezes fazem parte de grupos globais) e a competição em processos de concorrência, com margens mais apertadas para redução de preços. Mas é um caminho incrível e que tem sido cada vez mais reconhecido pelos clientes e, arriscamos dizer, existe uma demanda crescente por agências nesse formato.
Entendemos que as conquistas de concorrências relevantes que tivemos em 2023, mesmo disputando com grandes agências, é reflexo dessa maior abertura do mercado às butiques, que passa a buscar mais contato direto com sócios e profissionais seniores, serviços mais personalizados e voltados para as necessidades de cada negócio, maior flexibilidade e agilidade para se adaptar a mudanças, entre outros pontos positivos.
Acreditamos também que esse modelo traz benefícios internos, com uma cultura organizacional mais próxima e uma atmosfera de trabalho colaborativa. Em 2023, investimos na capacitação dos nossos profissionais e implementamos atividades com foco no desenvolvimento do nosso time e no clima organizacional.
Olhando para 2024, começamos com um marco especial, celebrando cinco anos de história da Aliá RP. O início do ano também foi marcado pela chegada de novos clientes e a entrada em novos setores, além de uma novidade que reflete nosso pilar de qualidade de vida: instituímos a semana de quatro dias de trabalho.
Seguindo a tendência de países como Reino Unido, Japão, Nova Zelândia e Islândia, onde a adoção do novo modelo constatou pontos positivos, como aumento de produtividade, crescimento de receita e melhoria do bem-estar dos colaboradores, implementamos uma dinâmica de revezamento da equipe que nos permite seguir funcionando entre segundas e sextas-feiras, atendendo a todas as necessidades dos clientes, mas com o benefício de mais tempo livre para os funcionários.
Falando em tendências, estamos também atentas ao uso de dados e da inteligência artificial (IA) na área de comunicação. Os dois temas vieram com força no último ano, e acreditamos que continuarão sendo os principais vetores de transformação do setor não só em 2024, como também nos próximos anos. Outro aspecto que parece ganhar bastante destaque é a queda das fronteiras entre comunicação e marketing, com as duas áreas caminhando conjuntamente e com sinergias que impactam diretamente a reputação e a imagem das empresas, o que reflete em um movimento de busca por equipes mais multidisciplinares e com experiências diversas.
Acreditamos que 2024 começou com bons ventos não só aqui na Aliá RP, mas no mercado como um todo. Que seja um ano de fortalecimento do setor e de maior reconhecimento da comunicação como ferramenta estratégica de negócios.