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Claudia Daré e Roger Darashah, fundadores da LatAm Intersect PR
Há cinco anos, pouco antes de a América Latina fechar as suas fronteiras e as ruas ficarem vazias, nascia uma empresa de comunicação com uma proposta ousada: ajudar marcas que precisam contar histórias melhores, não somente a vender produtos. Assim surgiu a LatAm Intersect PR, fundada por Claudia Daré e Roger Darashah. Criada em plena pandemia, a agência não só sobreviveu como cresceu, conquistou reconhecimento internacional, prêmios globais e a confiança de grandes clientes.
Os dois fundadores traziam na bagagem a experiência de liderar operações em agências como Edelman, Zeno e AdFactors. Já conheciam bem o terreno e os desafios de se trabalhar em uma região tão diversa quanto fragmentada. “Sabíamos como construir um modelo eficaz e regionalizado. Pensamos: se já fizemos isso para outros, por que não fazer para nós mesmos?”, relembra Claudia Daré.
Passados seis meses da abertura das portas, veio a pandemia. Com um modelo de negócios já implementado, colaboradores nos principais países da região e um pequeno escritório em São Paulo, foi preciso recuar fisicamente, reorganizar tudo no digital e redefinir prioridades. Mas, ao invés de frear, a LatAm Intersect PR acelerou. Lançou uma campanha de responsabilidade social para levar testes de COVID-19 às maiores comunidades do Brasil e coletar dados que mostraram a vulnerabilidade dessas áreas ao poder público. Esse foi seu primeiro caso de impacto social e comunicacional ao mesmo tempo – e também a primeira vez que a agência ganhou prêmios.
Modelo próprio: dados, narrativas e agilidade regional
A LatAm Intersect PR se consolidou com um posicionamento claro: proatividade e storytelling como pilares, e uma rede regional baseada em tecnologia e talentos locais. Em vez de replicar estruturas globais, a aposta foi montar equipes em cada país, com autonomia para interpretar o contexto local, agir com rapidez e conectar os clientes às conversas mais relevantes e unificar a metodologia criada pela agência, tendo a proatividade e o storytelling como pilares.
Inteligência e tecnologia como aliadas
Nesses cinco anos, o ecossistema de mídia e relações públicas na região mudou drasticamente: redações menores, jornalistas trabalhando remotamente, ascensão do digital, micro influenciadores como canais-chave e audiências cada vez mais segmentadas. Diante deste cenário, a empresa fortaleceu sua frente digital, combinando mídia, conteúdo, dados e campanhas integradas. Também atualizou suas estratégias para melhor atender aos canais de PR. “Estamos sempre atentos às tendências, onde estão as conversas e como podemos nos conectar a elas. Isso nos permite comunicar com mais precisão e impacto”, afirma Claudia.
A empresa também criou sua própria unidade de análise, a Intersect Intelligence, que desenvolve estudos sobre comportamento de consumo de notícias, identifica tendências de comunicação e mercado, operando com ferramentas próprias e de terceiros para garantir mais qualidade nas pesquisas. A IA também já é uma aliada: utilizada para monitoramento de mídia e redes sociais, análise de notícias e sentimentos, e ainda para aplicar pesquisas que detectam oportunidades narrativas. “A IA não substitui nosso trabalho – ela o torna mais estratégico. Nos ajuda a usar dados de forma mais inteligente e a criar conteúdo com mais impacto”, reforça a executiva.
Hoje, startups e grandes empresas buscam um apoio em comunicação que seja integral – que pense na reputação, mas também na narrativa. “A gestão de imprensa continua sendo essencial, mas já não basta. As marcas precisam de uma visão regional, sensibilidade local e uma capacidade constante de adaptação”, comenta Roger Darashah.
Esse olhar permitiu que a agência crescesse com clientes dos setores de tecnologia, finanças, saúde, consumo e sustentabilidade. E sempre com uma premissa: a visibilidade, por si só, não serve se não estiver conectada a uma boa história.
O que começou como uma decisão corajosa em um momento incerto, hoje se tornou um modelo sólido, que continua se expandindo. Com campanhas premiadas – são 68 indicações e 28 prêmios até agora, incluindo reconhecimentos a líderes e à equipe – e presença própria em 16 países da América Latina, além de Portugal, a LatAm Intersect PR mostra que entendeu como reescrever a área de relações públicas na região.
“Este ano, pela segunda vez, fomos reconhecidos pelo Sabre Awards como uma das cinco melhores agências da América Latina. Isso, além de nos orgulhar, nos motiva a buscar ainda mais qualidade e inovação para nosso time e nossos clientes”, conclui Claudia Daré.