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“A reputação empresarial tem um papel fundamental na valorização e reconhecimento de um líder. Estar bem-posicionado no ranking Merco significa ser visto como uma referência no mercado, sendo reconhecido por sua capacidade de liderança, visão estratégica e compromisso com valores corporativos essenciais”, ressalta Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil
A Merco, empresa espanhola de pesquisa e monitoramento reputacional, divulgou a 11ª edição do ranking “Líderes Empresariais 2024” no Brasil, que reconhece os executivos com a melhor reputação no País. Pelo oitavo ano consecutivo, Luiza Helena Trajano, da Magazine Luiza, aparece no topo do ranking, seguida por Fábio Barbosa, da Natura, que mantém a segunda posição, e Guilherme Leal, também da Natura, que conquistou o terceiro lugar no levantamento do ano passado.
Além dos três executivos já citados, figuram no top 10 do ranking, pela ordem, Cristina Junqueira (Nubank); Fábio Coelho (Google); Tânia Cosentino (Microsoft); Alexandre Costa (Cacau Show); Roberto Setubal (Itaú); Marcelo Melchior (Nestlé); e Juliana Azevedo (P&G).
Para Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil, a 11ª edição do ranking “Líderes Empresariais” reafirma o compromisso de gestores brasileiros com a excelência. “Ver nomes como Luiza Helena Trajano, Fábio Barbosa e Guilherme Leal, entre outros, ocupando posições de destaque mais uma vez demonstra a consistência e a liderança desses profissionais com visão estratégica e compromisso com os resultados, entre outras skills. Além disso, o ranking da Merco mostra, novamente, sua importância para o mercado e que o acompanhamento da reputação não apenas de organizações, mas de líderes, contribui com todo o mercado como fonte confiável de informação e consulta”, enfatiza.
Ainda segundo a CEO, a manutenção de Luiza Trajano na liderança do ranking reflete o reconhecimento de diversos stakeholders que avaliam positivamente atributos essenciais para a consolidação da reputação e da liderança da empresária. “Características como visão estratégica, inovação, ética, impacto social e gestão eficiente são determinantes para que executivos alcancem posições de destaque e consolidem sua importância no cenário empresarial brasileiro”, salienta a executiva.
Outro resultado mostrado nesse estudo é a presença de vários dirigentes de uma mesma empresa conquistando lugares de destaque. É o caso da Natura, Itaú Unibanco e 3G Capital – com quatro representantes cada – e do Grupo Boticário e Bradesco – com três. Na pesquisa, também aparecem 14 empresas com dois líderes cada, somando no total 46 lideranças de 19 empresas, ou seja, juntas, elas representam quase 50% dos citados. Quando avaliados por setor, é possível observar que os 100 dirigentes do ranking atuam em empresas de 33 setores diferentes.
O setor com maior representatividade na edição de 2024 continua sendo o de Serviços Financeiros, que subiu de nove líderes em 2023 para 12 no ano passado. Se somado este setor com os executivos de Fundos de Investimentos (com sete representantes no levantamento), o total corresponde a 19 líderes entre os 100 do ranking geral.
Além disso, o setor de Cosméticos também se sobressaiu, aumentando de sete para oito líderes empresariais em 2024. O setor de Comércio Eletrônico surge com seis e Bebidas e Tecnologia, com cinco cada um.
Estreantes
Nesta edição, 12 líderes entraram na lista dos 100 pela primeira vez. São eles: Hein Schumacher (Unilever); Marcelo Zimet (L’Oréal); Marcelo Noronha (Bradesco); Tarciana Medeiros (Banco do Brasil); Diego Barreto (iFood); Theo Van Der Loo (empresário); Ana Fontes (empresária); João Adibe (Grupo Cimed); Estanislau Bassols (Cielo); Mario Roberto Opice Leão (Santander); Tiago Azevedo (Rappi); e Alberto Kuba (WEG).
No ranking geral, os executivos que mais cresceram foram Mauricio Giamellaro (Heineken) e Ricardo Mussa (empresário), que subiram 43 posições. Liel Miranda (Alpargatas) subiu 33 lugares na pesquisa. Já Fernando Yunes (Mercado Livre) e Tijana Jankovic (Rappi) também se destacaram, subindo 27 posições.
Na edição de 2024 do “Merco Líderes Empresariais”, 19 executivas são listadas, totalizando uma a mais se comparado ao ano anterior, o que contribui para um crescimento contínuo de mulheres na pesquisa desde 2017. Em 2016, eram apenas quatro líderes mulheres no ranking. Na comparação entre os 18 países, o Brasil é o único com quatro mulheres no top 10.
Metodologia Merco
O ranking de “Líderes Empresariais” foi elaborado a partir de uma pesquisa com 565 Diretores de empresas que faturam mais que R$ 200 milhões no País. De todos os indicados, os 100 mais bem classificados são submetidos à análise de especialistas que avaliam as habilidades de comunicação, visão estratégica e capacidade de gestão, visão comercial, inovação, incentivo a comportamentos éticos e de responsabilidade social corporativa, talento e projeção internacional.
Foram entrevistados, além dos Diretores, Analistas Financeiros, jornalistas da área econômica, Diretores de Comunicação e líderes de opinião e professores universitários das áreas de Administração e Negócios, totalizando cinco fontes de informação e 819 entrevistas.
“A reputação empresarial tem um papel fundamental na valorização e reconhecimento de um líder. Estar bem-posicionado no ranking Merco significa ser visto como uma referência no mercado, sendo reconhecido por sua capacidade de liderança, visão estratégica e compromisso com valores corporativos essenciais”, finaliza Lylian Brandão.