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A iniciativa conecta museus brasileiros ao público digital por meio de vídeos curtos, filtros criativos e experiências imersivas disponíveis no Kwai
O Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, participa pela primeira vez da Semana Nacional de Museus, iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e realizada pelo Ministério da Cultura. Para celebrar a 23ª edição do evento, que tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, a plataforma preparou uma série de ações que aproximam os usuários do universo dos museus e das artes de forma criativa, acessível e interativa.
Todas as atividades estarão disponíveis na página especial #KwaiNaSemanaDeMuseus dentro do app, que reúne experiências imersivas e ferramentas voltadas à produção de conteúdo autoral. Um dos destaques é um mapa interativo com a localização de museus e espaços culturais em diferentes regiões do país, com acesso a visitas virtuais em parceria com o projeto Era Virtual, que registra em formato online as mais distintas exposições, monumentos e belezas do Brasil. Entre os espaços disponíveis para esta iniciativa, estão o Museu da Inconfidência (MG), o Museu Victor Meirelles (SC), o Museu Nacional de Belas Artes (RJ), além de exposições como “Dja Guata Porã: Rio de Janeiro indígena” e roteiros pelo Centro Histórico de Salvador, entre outros.
Para estimular a criatividade da comunidade, o Kwai também lançou cinco filtros de realidade aumentada inspirados em obras de arte e elementos museológicos, que estarão disponíveis na mesma página especial para a produção de conteúdos.
Complementando a programação, o historiador e criador de conteúdo João Pedro Rangel, à frente do projeto Operação Barbarussa, participa da iniciativa com uma série de vídeos e uma oficina online. Com cinco anos de experiência em História Pública e produção de conteúdo para internet, Rangel transforma temas complexos em narrativas acessíveis e divertidas, promovendo o interesse por educação e conhecimento nas redes sociais.
Com essa iniciativa, o Kwai amplia o acesso à arte e à cultura por meio do formato de vídeos curtos, conectando diferentes públicos a museus e patrimônios históricos brasileiros com uma linguagem mais próxima e digital.