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Vínculos fortalecidos

Divulgação

Giovanna Picillo: Como agência-butique com larga experiência em temas complexos, consolidamo-nos junto a clientes que requerem um conhecimento mais aprofundado e um tratamento adequado dos conteúdos voltados aos seus públicos

A portar consultoria estratégica e aplicar nos­so conhecimento e capacitação na definição de ações assertivas de comunicação foram fatores que ajudaram a GPCOM a fazer frente aos desafios de um mercado ainda marcado, em 2023, pela redução do orçamento de marketing das em­presas. Os bons resultados obtidos para os clientes fortaleceram nosso relacionamento e trouxeram novas oportunidades. Avançamos na gestão de redes sociais e na criação de conteúdos multipla­taforma. Ao mesmo tempo, como agência-butique com larga experiência em temas complexos, con­solidamo-nos junto a clientes que requerem um conhecimento mais aprofundado e um tratamento adequado dos conteúdos voltados aos seus públi­cos.

Com um portfólio muito diversificado em ter­mos de setores de atuação, avançamos também no segmento de varejo, abrindo novas oportunida­des. Ainda assim não foi um ano fácil, justamente por causa das restrições de budget das empresas, o que dificultou avançar em alguns processos de contratação da agência. Essa situação, por outro lado, foi minimizada pelo fato de que identificamos uma abertura maior da parte de companhias que ainda não tinham uma cultura de comunicação, e que perceberam a necessidade de se instrumen­talizarem a fim de dialogar melhor com seus pú­blicos e os formadores de opinião. Tal fator abriu novas oportunidades para a GPCOM no ano pas­sado e segue como um pilar de sustentação dos negócios em 2024. Nesse sentido, também temos avaliado como viabilizar o avanço de um trabalho de PR nessas organizações, tanto sob o aspecto de buscar uma equação financeira justa para o tama­nho de cada demanda quanto do apoio requerido para estruturar a comunicação, o que implica um trabalho estratégico adicional.

Quanto às perspectivas para 2024, o maior de­safio ainda é compatibilizar despesas versus recei­tas, devido à alta de custos de pessoal. Mas estamos trabalhando para alcançar um resultado melhor. De qualquer forma, a tendência é ser um ano mais de estabilidade do que de crescimento em volume de negócios, caracterizado pelo fortalecimento dos vínculos com os clientes e da atuação em setores importantes de atividade, como indústria, logística, varejo, advocacia, engenharia e construção, tecno­logia, propaganda e sustentabilidade.

Sobre o PR digital, o nosso método de traba­lho tem se alinhado ao que se define como o novo modelo de PR. Pesquisas sobre as abordagens de maior adesão no universo digital e identificação de leads, por exemplo, sempre fizeram parte do nos­so método de trabalho, e compõem as ações para construirmos credibilidade para as empresas nas mídias sociais ou outros canais digitais, com um marketing de conteúdo relevante.

Por outro lado, utilizamos pontualmente ferra­mentas de inteligência artificial (IA), basicamente para pesquisas, inclusive a fim de avaliar estra­tégias empregadas por empresas em setores nos quais nossos clientes atuam. Contudo, vemos a criação de conteúdo como algo mais complexo, que requer conhecimento da cultura do cliente, do contexto geral da sua atuação e do mercado, não se tratando apenas de estruturar um texto equili­brado com começo, meio e fim. Por isso, valoriza­mos o conhecimento da nossa equipe, que tem um perfil sênior e multidisciplinar.