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Um segmento em constante transformação

Divulgação

Rosangela Ribeiro: Hoje, as tratativas são focadas, muitas vezes, apenas nos custos, sem levar em consideração a qualidade do serviço e a expertise, que são nossos diferenciais competitivos. O resultado são fees menores, que podem impactar no resultado que os clientes querem e precisam alcançar

Há alguns anos, vivenciamos a transformação contínua do mercado de comunicação cor­porativa, impulsionada por avanços tecnoló­gicos, mudanças nas preferências do consumidor e pela complexidade de um mundo cada vez mais interconectado. Nesse cenário, observamos que o trabalho das agências de comunicação tem se tor­nado fundamental nas organizações, pois a gestão da reputação da marca e a criação de conteúdo qualificado, único e envolvente ganham, progressi­vamente, relevância na disputa por espaço.
 

O mercado de comunicação corporativa oferece tanto desafios quanto oportunidades. As empresas que abraçam a inovação, investem em segurança da informação e adotam estratégias de comunicação personalizadas estarão mais bem posicionadas nes­se ambiente dinâmico. Cabe a nós, como agências, estarmos preparados para oferecer aos clientes so­luções para atravessarem essa jornada com sucesso.

Estar preparado significa, entre tantas outras competências, acompanhar a evolução tecnológi­ca. A adaptação a novas plataformas e ferramentas e como utilizá-las estrategicamente para manter a eficácia na comunicação.

É preciso conhecer e entender a diversificação e a especificidade dos canais de comunicação, para explorar as redes sociais, podcasts, vídeos e outros meios emergentes de forma hábil, objeti­vando vantagem competitiva.

Com essa diversidade, somada à análise de da­dos avançada, a personalização da comunicação cor­porativa ganha cada vez mais destaque. Não basta se comunicar com a imprensa, com a sociedade. É preciso se comunicar com cada jornalista/influencia­dor/veículo de uma maneira diferente. É preciso ser abrangente e exclusivo ao mesmo tempo.

Importante salientar que cada cliente também é único. Os planos de comunicação não estão na prateleira. Demandam, sobretudo, experiência, aprendizado constante, multidisciplinaridade e criatividade dos profissionais. Nesse aspecto, a in­tegração de inteligência artificial (IA) e automação permitirá que nossos processos sejam otimizados, agilizando tarefas rotineiras e permitindo que as equipes se concentrem em propostas únicas, es­tratégicas e que alcancem os diversos públicos-al­vo do cliente de maneira eficiente.

Para a engrenagem funcionar redonda, contudo, são necessários investimentos constantes, que esbar­ram em outra situação que as agências também têm enfrentado nos últimos anos: negociações difíceis.

Hoje, as tratativas são focadas, muitas vezes, apenas nos custos, sem levar em consideração a qualidade do serviço e a expertise, que são nos­sos diferenciais competitivos. O resultado são fees menores, que podem impactar em tudo o que foi falado até agora e, consequentemente, no resul­tado que os clientes querem e precisam alcançar.

Mas, a boa notícia é que a comunicação cor­porativa se impõe sobre todas essas questões e continuará ganhando relevância dentro de um mercado competitivo e conectado.