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Rosangela Ribeiro: Hoje, as tratativas são focadas, muitas vezes, apenas nos custos, sem levar em consideração a qualidade do serviço e a expertise, que são nossos diferenciais competitivos. O resultado são fees menores, que podem impactar no resultado que os clientes querem e precisam alcançar
O mercado de comunicação corporativa oferece tanto desafios quanto oportunidades. As empresas que abraçam a inovação, investem em segurança da informação e adotam estratégias de comunicação personalizadas estarão mais bem posicionadas nesse ambiente dinâmico. Cabe a nós, como agências, estarmos preparados para oferecer aos clientes soluções para atravessarem essa jornada com sucesso.
Estar preparado significa, entre tantas outras competências, acompanhar a evolução tecnológica. A adaptação a novas plataformas e ferramentas e como utilizá-las estrategicamente para manter a eficácia na comunicação.
É preciso conhecer e entender a diversificação e a especificidade dos canais de comunicação, para explorar as redes sociais, podcasts, vídeos e outros meios emergentes de forma hábil, objetivando vantagem competitiva.
Com essa diversidade, somada à análise de dados avançada, a personalização da comunicação corporativa ganha cada vez mais destaque. Não basta se comunicar com a imprensa, com a sociedade. É preciso se comunicar com cada jornalista/influenciador/veículo de uma maneira diferente. É preciso ser abrangente e exclusivo ao mesmo tempo.
Importante salientar que cada cliente também é único. Os planos de comunicação não estão na prateleira. Demandam, sobretudo, experiência, aprendizado constante, multidisciplinaridade e criatividade dos profissionais. Nesse aspecto, a integração de inteligência artificial (IA) e automação permitirá que nossos processos sejam otimizados, agilizando tarefas rotineiras e permitindo que as equipes se concentrem em propostas únicas, estratégicas e que alcancem os diversos públicos-alvo do cliente de maneira eficiente.
Para a engrenagem funcionar redonda, contudo, são necessários investimentos constantes, que esbarram em outra situação que as agências também têm enfrentado nos últimos anos: negociações difíceis.
Hoje, as tratativas são focadas, muitas vezes, apenas nos custos, sem levar em consideração a qualidade do serviço e a expertise, que são nossos diferenciais competitivos. O resultado são fees menores, que podem impactar em tudo o que foi falado até agora e, consequentemente, no resultado que os clientes querem e precisam alcançar.
Mas, a boa notícia é que a comunicação corporativa se impõe sobre todas essas questões e continuará ganhando relevância dentro de um mercado competitivo e conectado.