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Quando as empresas viram mídia: o papel da agência

Divulgação

Gerson Penha: Como qualquer meio de comunicação, os canais digitais das empresas, assim como os perfis pessoais de suas principais lideranças, necessitam de um planejamento editorial consistente e da produção de conteúdo criativo e relevante, adaptado às características de cada rede social e de cada público

Ao ampliar enormemente as possibilidades de as organizações se comunicarem com seus públicos por meio de canais próprios, a internet e as mídias transformaram empresas de todos os setores em empresas de mídia. Sites e redes sociais corporativos reúnem milhares, às ve­zes milhões de seguidores, possibilitando a cone­xão direta da organização com seus stakeholders. Mas a presença digital das empresas não se res­tringe aos canais e perfis oficiais. Ela se estende ainda aos canais e perfis de seus líderes e aos de seus colaboradores, cujas manifestações na rede expõem – para o bem ou para o mal, de forma in­tencional ou não – a imagem das organizações.

A gestão dessa presença digital ampliada é uma necessidade da comunicação empresarial contemporânea e uma demanda cada vez mais frequente das organizações para as agências de comunicação. Na kubix, esse cenário motivou o desenvolvimento de novos serviços e práticas, a começar dos programas de treinamento volta­dos para a formação de líderes comunicadores, capacitados a transmitir informações e ideias de forma compreensível e inspiradora, abertos ao diálogo e à interação com os públicos internos e externos tanto no ambiente off-line quanto online. Capacitação que se estende ao conjunto da organização por meio da sensibilização dos colaboradores para que atuem na rede como mul­tiplicadores das mensagens e posicionamentos da empresa.

Como qualquer meio de comunicação, os ca­nais digitais das empresas, assim como os perfis pessoais de suas principais lideranças, necessitam de um planejamento editorial consistente e da pro­dução de conteúdo criativo e relevante, adaptados às características de cada rede social e de cada público. Das estratégias de inbound marketing, voltadas para a atração de clientes, às de thought leadership, focadas na construção de reputação e influência, é sempre a qualidade do conteúdo o fator-chave de sucesso. Cabe à agência explorar os diversos formatos disponíveis – vídeos, anima­ções, enquetes, podcasts, artigos – para que as mensagens cheguem aos públicos certos com a força desejada.

A capacidade de avaliar o impacto das ini­ciativas na rede é essencial para a evolução dos projetos de comunicação no ambiente digital. Na kubix, a prática de mensuração e análise dá supor­te transversal às equipes de atendimento e atua desde o planejamento inicial, na definição de mé­tricas e KPIs, ao monitoramento das interações e à análise dos resultados, oferecendo inputs para incrementar estratégias, otimizar investimentos ou corrigir rumos.

Por fim, o mais importante: projetos digitais de qualquer natureza devem estar orientados aos objetivos de negócio e incorporados à estratégia de comunicação mais geral do cliente. Daí a im­portância de uma visão integrada, que considere o potencial dos canais próprios em sinergia com as oportunidades de projeção em espaços conquis­tados na imprensa, de mobilização de líderes de opinião e influenciadores, de campanhas orgânicas ou patrocinadas e de iniciativas de branded con­tent em canais de terceiros.