Logo Logo Logo Logo Logo

Personalização, inovação e novos produtos para crescer em 2024

Divulgação \ Linkedin

Mariana Spezia: Mais do que o media training tradicional, temos aperfeiçoado o modelo de workshop de comunicação para melhorar o desempenho de porta-vozes em qualquer tipo de contato com os diversos stakeholders e até mesmo com as equipes internas das empresas

O mercado de comunicação corporativa tem crescido consistentemente nos últimos anos e a LAM Comunicação, que completa meia déca­da de existência em 2024, é fruto desse movimento. Muitas empresas surgiram nesse segmento, funda­das por profissionais com passagens pelas grandes agências, como é o nosso caso. Aumentou também a competitividade entre as pequenas e médias, que procuram se diferenciar das grandes com uma pro­posta de atendimento personalizado, presença dos sócios e diretores sêniores nas contas. É o que acon­tece aqui, apostamos muito no caráter artesanal e personalizado do atendimento aos nossos clientes.

Em 2023, consolidamos o crescimento acelerado ocorrido nos primeiros anos, dado que nascemos com um único cliente, e estivemos atentos a novas deman­das do mercado, criamos um núcleo para Posiciona­mento Executivo, que nada mais é do que um produto que une assessoria de imprensa com a gestão de per­fis de LinkedIn de empresas e de seus executivos. Foi um produto que teve enorme adesão, seja dos clientes que já faziam parte da carteira como de profissionais que nos procuraram com objetivos específicos em jobs de curta ou média duração. Hoje, esse núcleo é coor­denado pela jornalista Luana Dallabrida e conta com diversos atendimentos da operação.

Estivemos atentos – e estamos cada vez mais nes­te ano que se iniciou – aos avanços das ferramentas de inteligência artificial (IA) em nosso dia a dia. O uso da IA veio para ficar e não há dúvida alguma de que será um marco não apenas para o segmento de assessoria de imprensa, relações públicas e marketing digital, mas para todos os setores da atividade humana.

Por outro lado, também não temos dúvida de que a criatividade e os diversos skills dos profissionais bem formados não são substituíveis por IA; ao contrá­rio, contamos com eles para aprimorar o uso de tais ferramentas no nosso cotidiano. Esse tem sido um aprendizado rico e constante. É preciso ainda obser­var os limites éticos da utilização da IA na criação de conteúdos, e já existem diversos casos de extrapola­ção desses limites, que foram amplamente noticiados na imprensa nacional e mundial.

Nossa expectativa para 2024 é de otimismo; te­remos eleições municipais, que devem movimentar no segundo semestre o mercado de assessoria e de marketing político. Em 2020 e 2022, a LAM Comuni­cação prestou serviços de assessoria para diversas candidaturas, a maior parte delas, por sinal, de mu­lheres, e algumas devem participar do pleito deste ano.

Outro produto que teve em 2023 − e deverá ter neste ano − um aumento na demanda por parte de clientes e empresas que nos consultam especifica­mente para esse fim é o de treinamentos. Mais do que o media training tradicional, focado na preparação dos porta-vozes para contato com a imprensa, temos aperfeiçoado o modelo de workshop de comunicação para melhorar o desempenho em qualquer tipo de contato com os diversos stakeholders e até mesmo com as equipes internas das empresas. Em 2023 e no começo deste ano realizamos dois treinamentos que nada tiveram a ver com imprensa, destinados a melhorar a comunicação do time de vendas de uma grande empresa multinacional que contratou a LAM Comunicação especificamente com esse briefing.

Por fim, também temos sido muito procurados para realizar a gestão de crises de empresas e até mesmo de pessoas físicas, um trabalho que sem­pre envolve nosso sócio Luiz Antonio Magalhães e a equipe de diretores e atendimentos sêniores da agência. Nesses primeiros meses de 2024, aliás, assumimos dois casos com esse perfil, cujo atendi­mento tem exigido o contato diário e atenção espe­cial da agência.

Estamos confiantes no crescimento do merca­do de forma geral em 2024. Para o segmento de comunicação corporativa, a tendência, acreditamos, também é positiva, e estamos posicionados para atender com excelência aos clientes que já estão conosco, empresas e executivos que têm nos pro­curado com pedidos de reuniões para nos conhecer. Afinal, com cinco anos de existência comemorados em maio, a LAM Comunicação é uma jovem agên­cia, dinâmica e inquieta, que busca o melhor resul­tado para seus clientes.