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Deborah Jacob: A comunicação interna ganha eficiência, precisão e aderência com aplicativos exclusivos para as atividades de recursos humanos das empresas. Comunicados podem ser mais lidos e acessados via grupos de WhatsApp para públicos específicos
Inteligência artificial, redes sociais, influenciadores, aplicativos, podcasts, IA generativa e tantas outras novidades que não param de transformar as formas de se comunicar e as linguagens das narrativas. A comunicação corporativa passa por muita transformação, ano a ano, e aprende a lidar com as novas perspectivas de se expressar.
Esse fato traz pontos positivos. Um novo olhar para os vídeos, por exemplo, que ganharam muito espaço e protagonismo com as redes sociais. Trazer uma informação de maneira simples, objetiva e curta por meio de falas e imagens. Os podcasts também reforçam as entrevistas e a diversidade de opiniões em programas corporativos ou de mídia.
E isso requer treinamento para os porta-vozes, uma área que teve bastante procura no último ano. Comunicação para os gestores, comunicação não-violenta, comunicação na era digital, comunicação de crise, comunicação assertiva ou o clássico media training. O posicionamento das marcas, dos colaboradores e de cada profissional deve ser pensado para gerar visibilidade e engajamento.
Infográficos e animações ganharam espaço para traduzir algo mais complicado ou com muitos números. Uma outra oportunidade com muitos projetos nas ações de relações públicas, com novos formatos de apresentações, conteúdos e padrões para atrair a atenção do público e, principalmente, para garantir o entendimento de informações mais técnicas.
Os influenciadores trazem a questão dos depoimentos e engajamento à tona. São novos públicos para pensar em estratégias criativas, estreitamento de relacionamento e ações de ativação.
As imagens podem ficar mais bonitas com filtros e ajustes digitais, os textos, mais rápidos com a ajuda de IA generativa, mas o olhar do profissional de comunicação sobre conteúdo, lógica das informações e eficácia na mensagem a ser transmitida é essencial e inegável para uma boa qualidade do trabalho de relações públicas.
Outra mudança que podemos notar na comunicação e que também traz benefícios são os aplicativos, que se tornaram uma expansão dos canais de comunicação. A comunicação interna ganha muita eficiência, precisão e aderência com aplicativos exclusivos para as atividades de recursos humanos das empresas. Comunicados podem ser mais lidos e acessados via grupos de WhatsApp para alguns públicos específicos.
As novidades são muitas e as oportunidades também. A comunicação corporativa perde alguns formatos, mas ganha novas linguagens e canais. É importante a constante e incessante atualização, busca por inovação e criatividade nos projetos e iniciativas institucionais.