Logo Logo Logo Logo Logo

O dinamismo essencial da comunicação

Divulgação

Teresa Westin: Em um tempo de stakeholders atentos e engajados, as empresas reconheceram que uma comunicação autêntica e transparente é fundamental para ganhar e manter a confiança do público. Para nós, como agência, esse cenário é um convite à evolução contínua

O mercado de comunicação corporativa tem testemunhado mudanças notáveis nos últi­mos anos e 2023 manteve essa dinâmica. Impulsionadas pela transformação digital e pela crescente presença da inteligência artificial (IA) em nosso cotidiano, as agências de comunicação e seus clientes – empresas de variados portes e setores – têm explorado métodos de comunicação mais eficientes, inovadores e dinâmicos, tanto in­terna quanto externamente.

No ano que passou, as redes sociais firmaram­-se como ferramentas indispensáveis na comuni­cação corporativa. As empresas passaram a utili­zar plataformas como LinkedIn, Twitter e Instagram não somente para divulgar produtos ou serviços, mas também para fortalecerem suas marcas e en­gajarem diretamente com seus públicos.

A adoção crescente de tecnologias como a IA destacou-se como outro ponto significativo. Ape­sar de ser um campo ainda em descoberta, com muito a ser aprendido, essas tecnologias ofere­cem facilidades, mas também levantam preocu­pações quanto ao seu uso responsável e reforçam a importância da transparência. Em um tempo de stakeholders atentos e engajados, as empresas reconheceram que uma comunicação autêntica e transparente é fundamental para ganhar e manter a confiança do público.

Para nós, como agência, esse cenário é um convite à evolução contínua. Em 2023, adotamos um papel ainda mais consultivo com os nossos clientes, mergulhando fundo em suas demandas e necessidades e nos adaptando para oferecer ser­viços únicos, atualizados e autênticos. Foi também um ano para demonstrar ao mercado os diferen­ciais de uma agência-butique full service, desta­cando o que podemos oferecer.

Dedicamo-nos a compreender e gerenciar re­cursos e talentos em todas as nossas áreas de atuação: relações públicas, conteúdo, criação e marketing de influência. Entendemos a necessi­dade de balancear as demandas de projetos em diferentes segmentos, assegurando a entrega de uma estratégia e execução de altíssima qualidade.

Segundo a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), espera-se que o setor cresça entre 15% e 20% em 2024. Essa previsão, alinhada ao que temos observado no mercado, dei­xa-nos otimistas para o ano. Com um calendário repleto de eventos significativos – como Olimpía­das e eleições –, o impacto em nossa área será considerável.

Entendemos que a expansão dos serviços di­gitais continuará, o que reforça a nossa crença na importância de oferecer serviços ligados à co­municação digital, como gestão de redes sociais, marketing de conteúdo e estratégias digitais. Além disso, a demanda por empresas mais transparen­tes e responsáveis cresce na mesma medida em que os consumidores procuram por experiências únicas, imersivas e cativantes. Isso nos desafia a sermos ainda mais criativos e inovadores na co­municação. Para 2024? Ótimas perspectivas e ex­celentes oportunidades à vista.