Leo Franco
“Após uma análise aprofundada do mercado, dediquei os últimos meses a transformar a ‘Pine On’ em realidade. Ficou evidente a oportunidade de unir minha experiência com consultorias e mais de 15 setores da economia para apoiar empresas B2B e de serviços que precisam de conteúdo estratégico e especializado para acelerar seus resultados", conta Helena Prado, sócia fundadora e Presidente-Executiva da Pine
A Pine PR apresentou ao mercado a “Pine” – holding de comunicação que integra frentes de PR e Conteúdo para marcas inovadoras – e lançou a “Pine On”, agência pioneira com foco exclusivo em conteúdo para serviços profissionais e empresas B2B.
Com esse movimento estratégico, a Pine se consolida como um ecossistema completo de comunicação corporativa, que agora abriga duas agências complementares:
. Pine PR – referência em assessoria de imprensa para tecnologia e PR para empresas inovadoras, reconhecida por sua atuação com marcas líderes em inovação e transformação digital;
. Pine On – criada para atender à crescente demanda por conteúdo estratégico B2B e serviços profissionais, com foco em geração de autoridade, apoio ao funil de marketing e conexão direta com os objetivos comerciais de negócios complexos.
O lançamento da holding reforça o posicionamento da Pine como uma das agências de PR mais inovadoras do mercado, oferecendo soluções integradas para marcas que lideram o futuro. Ao combinar assessoria de imprensa e PR com produção de conteúdo especializado, a Pine entrega valor em todas as frentes da Comunicação – da construção de reputação à conversão.
“Após uma análise aprofundada do mercado, dediquei os últimos meses a transformar a ‘Pine On’ em realidade. Ficou evidente a oportunidade de unir minha experiência com consultorias e mais de 15 setores da economia para apoiar empresas B2B e de serviços que precisam de conteúdo estratégico e especializado para acelerar seus resultados. Mais do que isso, enxerguei a necessidade de entregar essa solução dentro de uma estrutura integrada, capaz de resolver o desafio da fragmentação entre diferentes frentes de comunicação”, conta Helena Prado, sócia fundadora e Presidente-Executiva da Pine.
Mercado B2B e serviços profissionais
De acordo com uma pesquisa da FocusVision, clientes B2B consomem, em média, 13 peças de conteúdo antes de tomar uma decisão de compra – sendo oito fornecidas pela própria marca (como whitepapers, artigos, vídeos, webinars, estudos de caso, etc.) e cinco de fontes externas. A jornada é longa e envolve múltiplos decisores, com o processo de compra se estendendo, em geral, por duas a seis semanas. Esse comportamento é especialmente evidente no setor de serviços profissionais, como consultorias, onde a decisão de contratação exige alto grau de confiança, profundidade técnica e clareza sobre o impacto do serviço no negócio.
Neste cenário, a “Pine On” surge como uma resposta às necessidades do segmento B2B e das empresas de serviços profissionais oferecendo estratégias de conteúdo sob medida para cada etapa da jornada do cliente – da construção de autoridade à geração de demanda e conversão. O foco está em criar materiais que não apenas informem, mas também conduzam o público até a tomada de decisão, sempre alinhados aos objetivos comerciais da marca.
“Essa abordagem não apenas atrai, engaja e converte o público-alvo ao longo de toda a jornada, como também mantém o relacionamento ativo após a conversão, fortalecendo vínculos e impulsionando a fidelização. No mercado, não existem outras agências com foco exclusivo em conteúdo para serviços profissionais e B2B, que ainda integrem esse trabalho a um planejamento de PR estrategicamente alinhado a esse tipo de negócio. Estamos preenchendo essa lacuna com soluções 100% personalizadas, que conectam conteúdo, reputação e resultado em uma única estratégia de comunicação”, destaca Helena.