Segundo a pesquisa, no que se refere à preocupação da população e como a pandemia segue crescendo, a nova onda atinge o pico de 86%
Desde o início da divulgação das ondas realizadas pelo Instituto de Pesquisa & Data Analytics do Grupo Croma em parceria com a Toluna, 11.139 entrevistas on-line foram feitas em 11 ondas semanais, entre os dias 19 de fevereiro e 13 de maio de 2020, aplicadas em todo o território nacional e analisada pelo grupo. Tanto padrões comportamentais e a grande preocupação frente à pandemia, são os destaques desta nova onda, bem como o crescimento acelerado de aplicativos de compra de alimentos e delivery de comida.
No que se refere à preocupação da população e como a pandemia segue crescendo, a nova onda atinge o pico de 86%. Os principais motivos do crescimento deste índice devem-se ao pedido de demissão do ex-ministro da Saúde, Nelson Teich e a grande falta de UTI's e respiradores em hospitais nas grandes cidades e capitais. Com as novas prorrogações do isolamento social, lockdown e aumento do número de casos, cresce também o percentual de pessoas que acredita quem levaremos mais tempo para voltar ao normal, chegando a 57%, estes declaram que a vida só voltará ao normal no mínimo em três meses.
Compra de itens para proteção pessoal e da família, chega ao maior índice desde o início da onda. 95% dos entrevistados declararam já ter comprado algum produto, com destaque para 90% para as máscaras de tecido e a volta do crescimento das máscaras descartáveis (61%) após a obrigatoriedade do uso em diversas cidades brasileiras. 35% dos entrevistados também acreditam que continue o uso de máscaras e luvas descartáveis pós-pandemia, o que abre um leque de oportunidades para marcas de moda criar coleções de máscaras.
Produtos de limpeza e higiene para proteção contra o vírus também registram aumento. Álcool gel (60%), álcool (59%), sabonetes (52%) e desinfetante (51%) são os itens mais citados e comprados em quantidade segundo os entrevistados. Novos hábitos ganham força nos milhares de lares brasileiros como lavar tudo o que entra em casa (60%) e cozinhar (50%) são os mais citados como novos hábitos que os consumidores acham que se manterão após a pandemia. Este crescimento vem chamando a atenção dos fabricantes de embalagens, que estão reforçando e recriando rótulos e condições de armazenamento.
O isolamento social também fez com que os entrevistados aderissem às compras pela internet com entrega em domicílio. A pesquisa mostra que o delivery de compras aumentou 50%, em virtude das restrições de circulação de pessoas, por causa do novo Coronavírus. Marcas como iFood, Uber Eats, Rappi e Loggi entre outras, intensificaram as chamadas na TV, apostaram muito na divulgação on-line e apps parceiros para aumentar a demanda e esta modalidade acaba sendo uma fonte de renda para milhares de informais sem renda atual.
O home office, realidade atual para 26% da população, é a principal tendência que as pessoas acham que se manterá após a pandemia (64%), seguida pela educação à distância (58%). Algumas universidades pelo mundo, já aderiram o sistema de EAD pelo menos até o final de 2020.
A pesquisa aponta ainda que a população vem utilizando cada vez mais o streaming de vídeo (82%), assistindo às lives (61%) e realizando as transações bancárias pelo internet banking (60%). Apenas 1/3 das pessoas afirma que deixou de concluir alguma transação on-line em virtude da preocupação com segurança ou medo de cair em algum golpe/fraude. Os serviços de TV a cabo diminuíram os valores dos serviços, democratizando ainda mais as opções de pacotes para as classes menos favorecidas.
Os eventos culturais (shows de música, cinema e teatro) e esportivos (academias, competições e clubes seguem como os que apresentam maior receio por parte da população, que diz não frequentar de modo algum esses locais sem a descoberta da cura ou vacina para a Covid-19). Em contrapartida, táxis e carros de aplicativos de transporte, lojas, casas de amigos e salões de beleza devem ser as primeiras atividades/locais a serem frequentados após o relaxamento das medidas de isolamento.
Fonte: Pesquisa on-line Toluna Corporate. Análise: Instituto de Pesquisa & Data Analytics do Grupo Croma
Onda 1: 19/02/2020 (1013 entrevistas)
Onda 2: 04/03/2020 (995 entrevistas)
Onda 3: 18/03/2020 (965 entrevistas)
Onda 4: 23/04/2020 (1005 entrevistas)
Onda 5: 30/03/2020 (1014 entrevistas)
Onda 6: 08/04/2020 (1082 entrevistas)
Onda 7: 15/04/2020 (1002 entrevistas)
Onda 8: 22/04/2020 (1003 entrevistas)
Onda 9: 29/04/2020 (1001 entrevistas)
Onda 10: 06/05/2020 (1006 entrevistas)
Onda 11: 13/05/2020 (1053 entrevistas)
As pesquisas foram realizadas com pessoas das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 tem renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de margem de confiança.