Rosana Dias (Canadá-Toronto), José Gabriel Andrade (Portugal-Lisboa), Maria Luiza Abbott (Reino Unido-Londres) e Sandro Rego (Portugal-Braga), ancorados por Marco Antonio Rossi (Brasil), formam o time da webserie JCC Entevista Especial - A Comunicação e a Pandemia
Estreia nesta sexta-feira (5/6), a partir das 18 horas em www.radiomegabrasilonline.com.br a websérie produzida pela Mega Brasil sobre o Coronavírus. Dividida, inicialmente, em quatro episódios, a edição especial do JCC Entrevista – A Pandemia e a Comunicação vai reunir semanalmente quatro jornalistas baseados em países da Europa e América para comentar os diversos aspectos que envolveram (e ainda envolvem) o papel da Comunicação no combate à Covid-19. Ancorada por Marco Antonio Rossi, a webserie tem como convidados Rosana Dias (Toronto/Canadá), Maria Luiza Abbott (Reino Unido/Londres), Sandro Rego (Braga/Portugal) e José Gabriel Andrade (Lisboa /Portugal).
"Com o advento do Coronavírus, nos demos conta da importância da comunicação no processo de informar a sociedade sobre os caminhos trilhados pela pandemia e as estratégias para enfrentá-la de forma eficaz. Por outro lado, também há muito de desinformação, passada de forma intencional ou não, que impacta no comportamento social e nos resultados das políticas públicas criadas para o enfrentamento da doença", diz Marco Rossi, diretor da Mega Brasil e âncora do programa. De acordo com ele, embora a Covid-19 tenha atingido praticamente todo o planeta, a sua extensão, efeitos e grau de complexidade variou de país a país, de continente a continente e, neste contexto, os meios e processos de comunicação exerceram papel fundamental no sucesso ou fracasso do enfrentamento à doença. "Questões relacionadas ao comportamento nas redes sociais, aderência às orientações oficiais, estratégias governamentais de mobilização e sensibilização da sociedade no enfrentamento à Covid-19, o fechamento de fronteiras e seus efeitos na população, e aspectos antagônicos como, de um lado, a solidariedade, e de outro, o preconceito em relação aos países mais atingidos, estão entre os temas debatidos nesta série exclusiva produzida pela Mega Brasil Comunicação. São soluções e atitudes diferentes para um mesmo problema e a Comunicação é a principal ferramenta neste enfrentamento", conclui o diretor da Mega Brasil.
O time
A webserie JCC Entrevista – A Pandemia e a Comunicação reúne profissionais do jornalismo com larga experiência na imprensa, na Comunicação Corporativa e na relação entre esses dois setores. Rosana Dias Lancsarics, no Brasil foi Gerente de Relações Públicas e Imprensa no Grupo Pão de Açúcar (1993/1997), Gerente de Comunicação da Fiat Automóveis (1997/2000), Diretora de Relações Externas da Rede Globo de Televisão (2000/2001), Diretora de Relações Externas da Embraer (200/2009 e 2013/2015). No Canadá foi Diretora Associada da On Communication (2011/2012), Diretora do Brunswick Group (2012/2013), Supervisora de Operações de Imprensa no Comitê Organizador dos Jogos Pan e Parapan Toronto 2015 para a região de Toronto. Desde então coordena o serviço de atendimento ao consumidor da Data Text Event Services Inc. e atua na área de comunicação do time de baseball Toronto Blue Jays. Maria Luiza Abbott, no Brasil foi repórter no Jornal do Brasil (1986/1991), e repórter especial de Economia e Negócios e colunista do jornal O Globo, em Brasília (1995/2000). Em Londres, foi correspondente para a Europa do jornal Valor Econômico (2000/2002), repórter e produtora da BBC World Service (2003/2006), e desde então dirige a AJA Media Solutions. José Gabriel Andrade, no Brasil, iniciou sua carreira na área da comunicação da Carbocloro Indústrias Químicas, foi Consultor de imprensa da Câmara Municipal de São Vicente (SP). Em Portugal, foi Consultor de Comunicação e Mídias Sociais na SpeedCom Comunicação e Eventos (Lisboa), Consultor de Comunicação Internacional, na Outernational Serviços da informação (Lisboa), Professor Auxiliar Convidado/Investigador na Faculdade de Ciências Humanas (2015/2016) e Professor Auxiliar Convidado/Investigador, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (2016/2019) ambas ligadas à da Universidade Católica Portuguesa, e Professor Auxiliar na Universidade do Minho (2017 até o momento). No Uruguai, José Gabriel é Professor Associado na Universidade de Montevideo. Sandro Rego, no Brasil, passou pela comunicação de empresas de grande porte como a CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, Bunge, Grupo Boticário e Banco Safra, e foi gerente geral da FleishmanHillard Brasil. Fez especialização em Business Management pela Universidade de Toronto e, em Portugal, em 2018 fundou a agência Priori, ao lado da também jornalista Isabel Clemente.