Roberto Laureano da Rocha é o entrevistado do programa Ecos do Meio
Os ecos estão chegando na Rádio Mega Brasil Online... são os Ecos do Meio!
E no programa de hoje, vamos falar sobre os catadores. Como vai a saúde física, emocional e financeira dos nossos catadores e o que fazer para sanar essa realidade causada pela Covid-19?
Quem irá responder a essa pergunta no programa Ecos do Meio desta semana, é o catador de materiais recicláveis Roberto Laureano da Rocha, presidente da Associação Nacional dos Catadores – Ancat, diretor da Cooperativa de Reciclagem Unidos pelo Meio Ambiente – Cruma, representante do Movimento Nacional dos Catadores – MNCR, e coordenador da Rede Cata Sampa.
Existem aproximadamente 15 milhões de catadores no mundo, com maior concentração nos países em desenvolvimento. A estimativa do Movimento Nacional dos Catadores MNCR é que existam cerca de 800 mil catadores em atividade no Brasil, sendo que a maior parte deles são mulheres, ou seja, 70% da categoria. Esses trabalhadores, em geral, são expostos a diferentes riscos ocupacionais: riscos físicos, químicos, biológicos e sociais. Esses riscos, entretanto, foram potencializados diante do cenário da pandemia causada pela Covid-19, e o risco da fome superou até mesmo os riscos de contágio.
Venha saber mais sobre a dura realidade dos catadores brasileiros com Roberto Rocha hoje, a partir das 11 horas.
O programa Ecos do Meio é apresentado pela jornalista Rose Campos todas as segundas, às 11h da manhã, com reapresentações as terças, às 13h da tarde, e as quartas, às 19h da noite, na Rádio Mega Brasil Online.
Acompanhe o programa também em imagens no nosso canal no YouTube pela Mega Brasil Comunicação / TV Mega Brasil.