Entre as maiores, o certame tem na liderança, pelo nono ano consecutivo, o Grupo FSB, vindo, na sequência, entre os Top 10, Grupo TV1, Grupo In Press, Grupo Ideal, Máquina Cohn & Wolfe, Weber Shandwick, MSL Group, CDN, Ketchum e Edelman
Foi divulgado na última semana, na edição 2020 do Anuário da Comunicação Corporativa, o Ranking das Agências de Comunicação, tendo por base o faturamento das empresas em 2019. Participaram do levantamento, na Pesquisa Mega Brasil com Agências de Comunicação, 185 agências de todo o País.
Entre as maiores, o certame tem na liderança, pelo nono ano consecutivo, o Grupo FSB, vindo, na sequência, entre os Top 10, Grupo TV1, Grupo In Press, Grupo Ideal, Máquina Cohn & Wolfe, Weber Shandwick, MSL Group, CDN, Ketchum e Edelman.
Além da ampliação significativa na diferença entre primeiro e segundo colocados, que saltou de cerca de R$ 55 milhões em 2018 para quase R$ 80 milhões em 2019, a segunda maior surpresa do ranking foi a acentuada queda da CDN, cujo faturamento em 2019, estimado pelos editores, foi da ordem de R$ 51 milhões. A explicação está na própria publicação: “Nos últimos anos, desde que passou a integrar o Grupo ABC e, depois, o Omnicon Group, os números da empresa foram agrupados com os da DDB, Sunset e Tudo, formando o Grupo CDN/DDB. Este ano, diante da ausência de informações oficiais do grupo, os editores do Anuário optaram por fazer uma estimativa, porém apenas da CDN, marca que efetivamente atua no campo das relações públicas. Daí o elevado degrau entre os R$ 165 milhões faturados em 2018 pelo então Grupo CDN/DDB (dado oficial) e os R$ 51 milhões faturados em 2019 apenas pela CDN (dados estimados pelos editores deste Anuário)”.
O Ranking das Agências reunindo as grandes do mercado traz dados de grupos e de agências individuais, em razão das dificuldades em se identificar faturamentos individuais no caso dos grupos, cujas informações são sempre consolidadas. Desse modo, no quadro abaixo, cinco colocações são de grupos de agências (FSB, TV1, In Press, Ideal e MSL) e outras cinco são de agências individualmente (Máquina, Weber, CDN, Ketchum e Edelman).
1º - Grupo FSB – R$ 255.373.555 (R$ 243.768.397, em 2018)
2º - Grupo TV1 – R$ 170.017.524 (R$ 188.463.424)
3º - Grupo In Press – R$ 158.487.000 (R$ 138.936.000)
4º - Grupo Ideal – R$ 75.000.000 (R$ 70.851.000)
5º - Máquina Cohn & Wolfe – R$ 71.000.000 (R$ 71.000.000)
6º - Weber Shandwick Brasil – R$ 63.000.000 (R$ 60.000.000)
7º - MSL Group – R$ 55.000.000 (R$ 57.200.000)
8º - CDN – R$ 51.000.000 (sem informação de 2018)
9º - Ketchum – R$ 50.500.000 (R$ 49.750.000)
10º - Edelman – R$ 40.200.000 (R$ 40.820.739)
Top 10 entre as butiques – Faturamento bruto em 2019 e 2018
Entre as agências-butique, com faturamento até R$ 4,8 milhões, a liderança foi da XCom, com receita bruta, no ano passado, de R$ 4,6 milhões. Seguem-na, entre as Top 10 das pequenas e micro, Bowler, Analítica, Agência Oribá, 2PRÓ, Prefácio, DFreire, RS Press, Race e Texto.
1º - Xcom – R$ 4.600.000 (R$ 4.500.000, em 2018)
2º - Bowler – R$ 4.000.000 (R$ 2.200.000)
3º - Analítica – R$ 3.900.000 (R$ 4.850.000)
4º - Agência Oribá – R$ 3.889.189 (R$ 2.302.268)
5º - 2PRÓ – R$ 3.692.850 (R$ 3.210.281)
6º - Prefácio – RS 3.673.096 (R$ 3.133.600)
7º - DFreire – R$ 3.607.434 (R$ 3.500.000)
8º - RS Press – R$ 3.500.000 (R$ 3.400.000)
9 - Race Comunicação – R$ 3.247.635 (R$ 1.938.805)
10º - Texto – R$ 3.100.000 (R$ 2.800.000)
A íntegra do Anuário, com o Ranking das Agências de Comunicação completo, pode ser conferida aqui.