Logo Logo Logo Logo Logo

Parceria entre Facebook e ICFJ financia a cobertura sobre a pandemia

Facebook anuncia os selecionados do Programa de Apoio COVID-19 a Veículos de Notícias na América Latina

São 2 milhões de dólares destinados a organizações de notícias latino-americanas para apoiar e fortalecer sua cobertura sobre a pandemia, combater a desinformação, investir em tecnologia e ajudar jornalistas que relatam a crise

O Facebook e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, em inglês) anunciam os selecionados para o Programa de Apoio COVID-19 a Veículos de Notícias na América Latina. São 2 milhões de dólares destinados a organizações de notícias latino-americanas para apoiar e fortalecer sua cobertura sobre a pandemia, combater a desinformação, investir em tecnologia e ajudar jornalistas que relatam a crise.

Ao todo, 44 projetos de veículos de 12 países da região, receberão fundos que variam de US $10 mil a US $ 40 mil. Além disso, 18 destes veículos também terão a oportunidade de participar do Acelerador de Receita de Leitores, um treinamento voltado para fortalecer seus negócios com receitas geradas pelos próprios leitores.

Os projetos são de veículos nacionais, nativos digitais e também veículos de comunidades. Os fundos os apoiará no desenvolvimento de novos formatos multimídia, investimentos em equipamentos e aprimoramento de produtos digitais para desenvolver modelos de negócios focado em receita de leitores. Em um momento em que as pessoas buscam informações de qualidade sobre a pandemia, o objetivo do programa é apoiar organizações de notícias da América Latina a investir em tecnologia, em conteúdos inovadores e em uma transformação digital de seus negócios de longo prazo.

Os 18 selecionados para o Acelerador de Receita de Leitores participarão de um treinamento de 10 semanas, liderado por Tim Griggs, ex-executivo do New York Times, para explorar novos modelos de negócios e aumentar as receitas provenientes diretamente de leitores. Eles serão acompanhados por mentores que os guiarão durante esse processo e na execução de suas ideias.

Essa é uma das inúmeras iniciativas do Facebook em apoio às organizações de notícias na América Latina. Inscreva-se na newsletter do Projeto Facebook para Jornalismo para receber informações sobre treinamentos e novas oportunidades de programas.

Confira aqui a lista completa dos selecionados