Criado em 2018 como uma maneira de reforçar o apoio da empresa no combate às fake news, o prêmio chega a sua terceira edição reconhecendo o jornalismo de qualidade e fomentando o debate sobre a mobilidade urbana e as cidades brasileiras
A 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana, está com as inscrições abertas até 20 de setembro para a terceira edição do Prêmio 99 de Jornalismo. Com o tema "Metrópoles em Emergência", o reconhecimento distribuirá R﹩ 25 mil para os melhores conteúdos jornalísticos publicados entre 16 de setembro de 2019 a 20 de setembro de 2020 em formatos como reportagem, podcast, infográfico, ensaio fotográfico ou outros modelos de narrativas.
Criado em 2018 como uma maneira de reforçar o apoio da empresa no combate às fake news, o prêmio chega a sua terceira edição reconhecendo o jornalismo de qualidade e fomentando o debate sobre a mobilidade urbana e as cidades brasileiras.
"Nos posicionamos ativamente contra práticas que ameaçam o jornalismo e em favor dos veículos de comunicação e dos profissionais da imprensa. Acreditamos que o compromisso com a veracidade da informação tem que ser constante. E, diante da crise sem precedentes imposta pelo coronavírus, o combate às fake news e o jornalismo de qualidade se tornam ainda mais cruciais. Informações inverídicas e distorcidas podem, inclusive, colocar em risco a saúde e a vida das pessoas", afirma Pâmela Vaiano, Diretora de Comunicação da 99.
São duas categorias: Profissionais do Jornalismo e Jovens Jornalistas - esta destinada exclusivamente aos participantes do Lab 99 + Folha de Jornalismo. Serão R﹩ 15 mil para os Profissionais do Jornalismo: R﹩ 7 mil para o primeiro lugar, R﹩ 5 mil para o segundo e R﹩ 3 mil para o terceiro.
O material inscrito pode abordar diferentes assuntos, como cidades e gestão de recursos naturais, a reinvenção de espaços públicos em momentos de crises, parcerias do poder público e sociedade civil, histórias de transformação, novas soluções tecnológicas e o impacto na vida das pessoas, assim como as mudanças impostas pela crise do coronavírus.
Já os vencedores da categoria Jovens Jornalistas serão eleitos a partir do conteúdo produzido pelos 30 participantes da oficina online de treinamento Lab 99 + Folha de Jornalismo. As três melhores reportagens serão premiadas com valores de R﹩ 5 mil para o primeiro lugar, R﹩ 3 mil para o segundo e R﹩ 2 mil, para o terceiro.
As inscrições ficam abertas até 20 de setembro, pelo site http://www.premio99dejornalismo.com.br/.
LAB 99 + Folha de Jornalismo
Em sua segunda edição, a oficina de treinamento para cobertura jornalística em mobilidade urbana selecionou 30 jovens talentos do jornalismo brasileiro das cinco regiões do país, totalizando 23 cidades contempladas: Afogados da Ingazeira (PE), Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Ilhéus, (BA), Juazeiro do Norte (CE), Juiz de Fora (MG), Manaus (AM), Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Santos (SP), São José (SC), São Paulo (SP), Sertãozinho (SP) e Taguatinga (DF).
A diversidade do Brasil se reflete na composição da turma selecionada: 16 participantes se declararam pretos e pardos e 14 brancos. São 17 mulheres, 11 homens e um não-binário. Um deles preferiu não informar gênero.
Oferecido pelo app em parceria inédita com a Folha de S. Paulo, o curso terá o tema "A cidade é uma só: estratégia para superar as desigualdades urbanas" e acontece entre 15 e 23 de agosto, aos finais de semana, em formato online. As atividades do Lab 99 contarão com uma imersão com especialistas em mobilidade urbana e cidades, aulas de texto, técnicas jornalísticas, língua portuguesa e produção de TV para canais digitais com profissionais da Folha, entre editores, repórteres e colunistas.
Os selecionados para o curso também terão acesso, em primeira mão, ao inédito Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana Folha de S. Paulo/99, que será lançado no segundo semestre deste ano.