O Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local, COMUNI, coordenado pela professora Dra. Cicilia M.K. Peruzzo, foi o vencedor do Prêmio Luiz Beltrão 2020 na categoria grupo inovador
O Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local, COMUNI, coordenado pela professora Dra. Cicilia M.K. Peruzzo, foi o vencedor do Prêmio Luiz Beltrão 2020, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), na categoria grupo inovador. Além dessa categoria, que contempla o núcleo de pesquisa que se destaca pela capacidade de inovar nos planos teórico, metodológico, tecnológico ou pragmático durante suas pesquisas, a premiação também contempla outras três: maturidade acadêmica, liderança emergente e instituição paradigmática. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), em dezembro.
O COMUNI, criado oficialmente em 31 de maio de 2004 mediante registro no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, tem como eixo temático os processos de comunicação comunitária e local. Investiga a comunicação protagonizada por movimentos comunitários e sindicais, organizações não governamentais, instituições públicas e privadas de mídia local, e comunidades constituídas a partir das novas tecnologias de comunicação e informação. Agrega pesquisadores de diferentes estados: São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, além de manter conexões com outros países: Moçambique, México, Colômbia, Portugal e Bélgica.