Logo Logo Logo Logo Logo

Comunicação revela maturidade e mostra avanços durante pandemia

Essa é a principal conclusão do 23º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que ocorreu, de forma online e gratuita, ao longo de 15 manhãs

Durante 15 manhãs de atividades, os diretores da Mega Brasil, Eduardo Ribeiro e Marco Antonio Rossi, comandaram as atividades que trouxeram ao ambiente virtual grandes nomes da Comunicação

Mais estratégica e essencial do que nunca, a Comunicação revelou maturidade ao longo dos últimos meses no apoio ao combate da pandemia, atuando ao lado das principais lideranças políticas e empresariais no esforço em informar, de combater as fake news e de levar conteúdos consistentes à sociedade. Essa é a principal conclusão do 23º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, que ocorreu, de forma online e gratuita, ao longo de 15 manhãs, entre os dias 10 e 28 de agosto.

Segundo Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil, a solidariedade talvez seja o grande legado da pandemia para as empresas e mesmo para o ambiente da comunicação: “Ao longo das 15 manhãs, o Congresso revelou, dia a dia, o poder que a pandemia teve de unir forças, recursos e pessoas para combater não só a pandemia, mas sobretudo seus efeitos, em especial junto aos mais vulneráveis. E coube à comunicação um papel estratégico em alinhar as ações, os discursos, os insigths, o engajamento e a mobilização dos vários stakeholders. Foi possível ver no evento o quanto as empresas caminharam na direção de seu papel social e cidadão”.

Para Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, e que foi o curador do evento, o Congresso apontou as tendências que estão chegando e vieram para ficar: “Foi importante ver e constatar como a Comunicação se engrandeceu nesse processo, reinventando-se e ajudando as empresas a também se reinventarem, seja na consolidação do trabalho à distância, na valorização do humanismo, no afloramento de um olhar ainda mais social e no próprio modo de fazer comunicação, com inovações na linguagem, nas plataformas, nos fluxos e na interação com os vários públicos. O impacto foi imenso, mas as respostas e a reação da comunicação, trouxe um grande ensinamento para as próprias organizações”.

O evento, que teve como tema central Comunicação, Tecnologia e Humanismo – Tendências e Transformações, registrou mais de 7 mil visualizações ao longo de suas 15 manhãs, foi visto nos quatro cantos do Brasil, e também em outras partes do mundo como Portugal, Canadá, México, Panamá, Estados Unidos, Inglaterra, Turquia e Argentina. Contou com o apoio de 30 organizações, reuniu em seus debates 60 convidados, distribuídos por 20 painéis, entre eles a Arena da Inovação, que debateu O Humanismo no centro de gravidade, o Fórum do Pensamento que abordou a Sociedade Líquida – seus encantos e consequências, e o Prêmio Personalidade da Comunicação, que homenageou o jornalista e escritor Laurentino Gomes.

Também frequentaram a arena virtual do evento temas como Ideologia, Políticas Públicas, Cultura Organizacional, Terceiro Setor, Diversidade (com ênfase nos refugiados), Comunicação Inclusiva e um painel acadêmico, debatendo As transformações que o coronavírus provocou no metabolismo da comunicação e da sociedade, reunindo a visão de duas escolas de comunicação, das Américas e da Europa, com a participação das professoras Lucia Santaella, da Pontifícia Universidade Católica (São Paulo – Brasil), e Maria Manuela Martins, da Universidade do Minho (Braga – Portugal).

A partir de agora, a Mega Brasil passa a preparar o painel Créme de la Créme, que traz uma análise do que melhor foi apresentado no Congresso, e que poderá ser visto pelos participantes inscritos. Para este ano, os convidados desse painel são os jornalistas Cristina Vaz de Carvalho, Carol Silvestre, Maria Luiza Abott, Ricardo Mituti, Rosana Dias e Sandro Rego