A iniciativa faz parte do projeto Da rede social à rede de apoio: ciber-resiliência para jornalistas, realizado com apoio do Facebook, que pretende aumentar a resiliência cibernética de jornalistas nas eleições municipais de 2020
É inegável que as novas tecnologias mudaram o ecossistema da informação. Para os profissionais de imprensa, as redes sociais se tornaram fonte de pautas, contatos, divulgação e troca com o leitor. Por outro lado, as redes exigem atenção redobrada para temas como a ciber-segurança e privacidade dos próprios jornalistas, e é preciso saber reagir a essa nova realidade de maneira ética e metódica. As questões são complexas e demandam ações em diversas frentes, que precisam ser abordadas por especialistas de diferentes áreas de conhecimento. Elas foram reunidas nesse curso para fomentar uma cultura de segurança para jornalistas e instituições.
Apresentamos em 4 aulas online e em tempo real um conjunto de práticas que podem ser tomadas por estes profissionais e redações. As aulas surgiram a partir de conversas com grupos focais realizados com repórteres, editores, diretores e moderadores de páginas de veículos de comunicação de distintos tamanhos e regiões do país. As demandas foram compiladas e transformadas neste curso online e em tempo real. Elas vão desde formas de detectar comportamentos automatizados e entender melhor o funcionamento dos algoritmos até a avaliação dos riscos reais de uma ameaça online e formas de investigar possíveis fontes de desinformação online.
As aulas contarão com professores como Neide Cardoso, Procuradora Regional da República e coordenadora adjunta do Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética da Câmara Criminal da PGR, e Luiza Bandeira, pesquisadora associada do Digital Forensics Research Lab, do think tank americano Atlantic Council, que investiga redes de desinformação no Brasil e na América Latina. Completam o corpo docente Renata Neder, correspondente do Comitê para Proteção a Jornalistas (CPJ) e pesquisadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC), os pesquisadores do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) Thayane Guimarães, Diego Cerqueira e Priscilla Silva e a cofundadora do Redes Cordiais, Alana Rizzo.
"Não há como combater a desinformação sem promover a informação de qualidade e isso passa por proteger aqueles que as produzem. Por isso, a importância de um curso que garanta a segurança dos repórteres e que a imprensa não seja vítima dessa guerra de narrativas em que vivemos", comenta Clara Becker, cofundadora do Redes Cordiais.
"Este é o segundo curso do nosso programa de formação continuada em resiliência cibernética para jornalistas em parceria com o Redes Cordiais e o Facebook. Esta iniciativa cria redes de conhecimento com jornalistas de todo o Brasil para fomentar uma cultura de segurança online nas redações e na prática jornalística", destaca Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS)
A iniciativa faz parte do projeto Da rede social à rede de apoio: ciber-resiliência para jornalistas, realizado com apoio do Facebook, que pretende aumentar a resiliência cibernética de jornalistas nas eleições municipais de 2020. No primeiro curso oferecido, foram mais de 3 mil inscritos. Nessa segunda edição, Cultura de segurança online: boas práticas para jornalistas, alguns temas serão aprofundados e outros novos abordados. As aulas acontecerão nos dias 21, 23, 28 e 30 de setembro, sempre às 20h.
"Para ajudar a fortalecer o jornalismo profissional, um importante pilar do debate democrático, o Projeto Facebook para Jornalismo busca identificar demandas e promover, por meio de parcerias, iniciativas e que apoiem a todo o ecossistema de notícias. Neste caso, estamos felizes em apoiar a criação do curso que ajuda a municiar profissionais de imprensa pelo Brasil com as ferramentas e técnicas necessárias para enfrentar questões diárias como a sua própria privacidade e segurança online," afirma a gerente de programas de notícias do Facebook para a América Latina, Dulce Ramos.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do ITS através deste link: https://itsrio.org/pt/cursos/cultura-de-seguranca-online-boas-praticas-para-jornalistas/