"O jornalismo de cidades é uma prestação de serviço genuína para a população. O jornalista que atua nesse segmento tem o desafio de se aproximar das pessoas e conectá-las a temas complexos como políticas públicas, educação, segurança e mobilidade urbana", afirma Pâmela Vaiano, Diretora de Comunicação da 99
A 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana, lança hoje, 03, a primeira edição do Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana Folha de S. Paulo/99. A iniciativa, fruto de uma parceria com o jornal Folha de S.Paulo, ocorre no início do Mês da Mobilidade Urbana e tem o objetivo de fortalecer a cobertura jornalística de qualidade no país ao oferecer aos profissionais da área e estudantes de jornalismo um material informativo e elaborado com a curadoria de especialistas no tema.
"O jornalismo de cidades é uma prestação de serviço genuína para a população. O jornalista que atua nesse segmento tem o desafio de se aproximar das pessoas e conectá-las a temas complexos como políticas públicas, educação, segurança e mobilidade urbana", afirma Pâmela Vaiano, Diretora de Comunicação da 99. "Para a 99, fazer parte desse significa também compreender a complexidade do sistema. As camadas que compõem a mobilidade no Brasil são resultado da evolução das cidades nos últimos séculos, dos investimentos do setor público e iniciativas privadas que privilegiam determinados modos de deslocamento e refletem em desigualdades socioespaciais", complementa Pâmela.
O guia reúne verbetes com os principais termos técnicos utilizados no jornalismo para se referir a elementos que fazem parte do dia a dia do transporte e da mobilidade urbana, assim como os principais agentes, tomadores de decisão e fontes de dados relevantes para um jornalismo pautado na checagem de informação, clareza e objetividade.
Fruto de uma parceria com a Folha de S. Paulo, o Manual de Jornalismo de Mobilidade Urbana Folha de S. Paulo/99 está disponível para download gratuito no site do jornal e no site Para Onde Vamos , que será lançado pela 99 durante o Mês da Mobilidade.
99 premia o jornalismo brasileiro
Estão abertas até 20 de setembro as inscrições para a terceira edição do Prêmio 99 de Jornalismo. Com duas categorias, Profissionais do Jornalismo e Jovens Jornalistas - esta destinada exclusivamente aos participantes do Lab 99 + Folha de Jornalismo -, o reconhecimento tem o objetivo de selecionar os melhores conteúdos jornalísticos sobre o tema "Metrópoles em emergência". São válidos formatos de reportagem, podcast, infográfico, ensaio fotográfico ou outras formas de narrativas, publicados entre 16 de setembro de 2019 a 20 de setembro de 2020.
O material inscrito pode abordar diferentes assuntos, como cidades e gestão de recursos naturais, a reinvenção de espaços públicos em momentos de crises, parcerias do poder público e sociedade civil, histórias de transformação, novas soluções tecnológicas e o impacto na vida das pessoas, assim como as mudanças impostas pela crise do coronavírus.
Serão premiados três trabalhos em cada categoria. Ao todo, o Prêmio 99 de Jornalismo distribuirá R﹩ 25 mil, sendo R﹩ 15 mil para os Profissionais do Jornalismo: R﹩ 7 mil para o primeiro lugar, R﹩ 5 mil para o segundo e R﹩ 3 mil para o terceiro.
As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.premio99dejornalismo.com.br/. A coordenação e validação dos resultados será feira pela Folha de S.Paulo, apoiadora do prêmio.