SÃO PAULO, 22 de julho de 2019 - /PRNewswire/ -- O terceiro setor vive um momento único no Brasil devido ao crescimento e profissionalização dos instrumentos de gestão dos últimos anos. Entretanto, as organizações sem fins lucrativos têm enfrentando o recuo da ajuda filantrópica no país. No ano passado, a filantropia representou apenas 0,2% do PIB (frente a 1,4% nos EUA), segundo o Instituto para Desenvolvimento do Investimento Social. Por outro lado, o empreendedorismo de impacto cresceu. De acordo com a Aspen Network of Development Entrepreneurs, os recursos investidos em negócios de impacto social no Brasil subiram 56% nos últimos 4 anos. Trazer a mentalidade dos negócios de impacto para as organizações sociais é o principal objetivo do 1º Prêmio Fundação Volkswagen, que irá apoiar organizações sem fins lucrativos que querem atingir sua sustentabilidade financeira e escalar soluções. Com isso, poderão passar a depender menos de doações e editais, garantindo autonomia para definirem e alcançarem seus objetivos de médio e longo prazo. O prêmio busca prioritariamente organizações sociais que se enquadrem nos seguintes perfis: organizações que estão inovando e criando novas unidades de negócios sustentáveis; e negócios de impacto social que, por ausência de um modelo mais adequado, se estruturaram como organizações sem fins lucrativos. Além disso, são foco as iniciativas nas seguintes causas apoiadas pela Fundação: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. Unindo a expertise de 40 anos da Fundação Volkswagen e a relevância mundial quando o assunto é inovação social da Yunus Corporate Social Innovation, o Prêmio selecionará 6 projetos para um programa de aceleração de 12 semanas. Por meio de encontros presenciais em São Paulo (SP) e de acompanhamento e mentorias remotas, busca preparar os selecionados para escalaram suas soluções através de modelos de negócios sustentáveis financeiramente. Ao final, as três organizações cujas iniciativas demonstrarem maior potencial de transformação social receberão um aporte financeiro de R$ 100 mil. Assim, ao longo de 2020, poderão executar seus planos de expansão sob o acompanhamento da Fundação Volkswagen e da Yunus Corporate Social Innovation. As inscrições vão até 5 de agosto e deverão ser feitas diretamente pelo site https://fundacaovolkswagen.org.br/projetos/premio-fvw/. |