A Lorenzetti se destaca, mais uma vez, no Prêmio Top of Mind Revenda Construção, que chega à 8ª edição neste ano. O resultado apresenta a marca como a mais lembrada pelos lojistas quando o assunto é Chuveiro Elétrico, Sistema de Aquecimento a Gás, Torneira Elétrica, Filtro e Purificador de Água e Torneira em ABS. O segmento Metal Sanitário figurou na 2ª colocação e Torneira para Cozinha na 3ª posição.
O prêmio, que é organizado pelo Grupo Revenda, reconhece as marcas mais lembradas e atuantes do setor nacional de material de construção civil. A pesquisa foi realizada com mais de 2,5 mil lojistas das quatro principais regiões do Brasil.
“É com muita satisfação que a Lorenzetti recebe mais uma vez o Prêmio Top of Mind Revenda Construção, que reafirma o nosso compromisso com os lojistas em oferecer produtos de qualidade e que realmente atendam às principais necessidades dos consumidores. A premiação é resultado também da pulverização das nossas soluções em todo o Brasil”, conclui Paulo Galina, Gerente de Marketing da Lorenzetti, há pouco menos de um ano na função.
Um pouco da história
Fundada em 1923 pelo engenheiro italiano Alessandro Lorenzetti, inicialmente a empresa funcionou no bairro paulistano da Mooca, região que abrigava a maioria das indústrias da cidade. Na pequena fábrica trabalhavam quatro funcionários e quatro tornos automáticos, fabricando parafusos.
Após alguns meses do início das atividades da empresa, chegam ao Brasil os filhos Lorenzo e Eugênio que aumentaram o número de clientes e linha de produtos, fabricando desde parafusos, pinos e eixos, até máquinas industriais. Nos anos 30, ampliaram a atuação no setor metalúrgico, produzindo acessórios de metal para cortinas, bandejas para restaurantes, açucareiros, galheteiros, vasos de latão, entre outros produtos. Sob licença de uma empresa italiana, a empresa ingressou também na importação e venda de material elétrico para instalações. Nesse mesmo período a empresa desenvolve e fábrica isoladores de disco de porcelana e ferragens para linhas de transmissão de energia e inova ao fabricar pela primeira vez na América do Sul a resina conhecida como "baquelite", utilizada para a fabricação de material elétrico para instalações domésticas e industriais. Foi também a primeira no Brasil a fabricar motores elétricos de até 100HP.
Foi no período pós-guerra que a Lorenzetti S.A. Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas iniciou a produção do chuveiro elétrico automático - aparelho doméstico, que se torna o principal produto da empresa a partir da década de 50. Com o sucesso do lançamento, a linha é ampliada com a produção de torneiras e aquecedores elétricos.
Em meados dos anos 70, a Lorenzetti lançou o primeiro chuveiro fabricado em termoplástico de engenharia, iniciando uma nova geração de aparelhos domésticos. A empresa também entrou fortemente na produção de equipamentos elétricos pesados de altíssima tecnologia, presentes em todas as usinas hidrelétricas construídas no Brasil nesse período, como Itaipu, Tucuruí, Xingó, entre outras. A partir da década de 90 a empresa reorganiza suas atividades e concentra seus esforços se voltam para a criação, produção e comercialização de aparelhos de uso residencial.