Nas últimas semanas assistimos a uma eclosão de manifestações contra o racismo, mesmo durante a pandemia, em decorrência do assassinato de George Floyd, um homem negro de 46 anos em Minneapolis. Um clamor – NÃO CONSIGO RESPIRAR - durante 8 minutos e 46 segundos, registrado em um vídeo, fez com que o mundo despertasse para a questão racial e a importância de lutarmos por um mundo com mais igualdade e equidade.
Não somos um só Brasil, o racismo estrutural e institucional nos divide, exclui e mata. As estatísticas amplamente divulgadas desconstroem o mito da democracia racial, destaco alguns números **:
Como falar em meritocracia com esse cenário? Precisamos de AR! Notas de repúdio e posts pretos com hashtags - #vidasnegrasimportam - não diminuem a desigualdade, não criam oportunidades. Não há como avançarmos economicamente, quando excluímos do jogo 54% da população. Quantas ações de conscientização, grupos, talks, estudos serão necessários para que todos entendam que uma sociedade mais inclusiva, mais igualitária é bom para as empresas, para a política e principalmente para a economia? Não há progresso, sem inclusão.
É chegada a hora do setor varejista independente do porte ou segmento, lidar com a questão da inclusão racial, o setor que é o segundo maior empregador do país pode ser um dos principais agentes de mudança – não apenas contratando na base, mas apoiando programas de formação de lideranças. Algumas redes de grande porte, iniciaram programas de diversidade e inclusão onde as ações no pilar raça/etnia, são consideradas referência no mercado, como, por exemplo, o Carrefour. No entanto, o afunilamento hierárquico é visível, os programas contemplam apenas a equipe de base (vendedores, operadores de caixa e estagiários), como se não existissem profissionais qualificados para ocupar posições de liderança no setor.
É preciso sair do discurso, para a prática. Momento de ser um agente da transformação, como pessoa e/ou como organização. Faço um convite para o bom combate, convido à luta antirracista, até porque, não basta não ser racista.
Algumas sugestões para avançar nessa pauta:
- Mapeie quantos negros/negras moram no seu condomínio, estudam na escola do seu filho, trabalham no seu departamento, na sua empresa?
- Na sua empresa quantos estão em posição de liderança? Nos processos seletivos existe diversidade no perfil dos candidatos? Estabeleça metas de diversidade por setor.
- Leia sobre a questão racial no Brasil e exclua do seu vocabulário expressões racistas. Alguns livros que recomendo: Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro, Racismo Estrutrural – Silvio de Almeida, Escravidão – Laurentino Gomes, Retratos do Brasil Negro - Lélia Gonzalez.
- Garanta diversidade de palestrantes em seus eventos. Tenho uma lista de pessoas negras especialistas, doutores e mestres para falar sobre tecnologia, economia, finanças, varejo entre outros temas, que terei o prazer em compartilhar.
A inclusão da população negra nas empresas varejistas, não é um desafio, é uma escolha que requer vontade. Por convicção ou por conveniência, já passamos da hora de termos a normalidade da diversidade nas empresas e instituições. E caso queira falar mais sobre a questão racial, economia, política, negócios em geral estarei à disposição para um café virtual.
Autor: 95