“Contribuir com o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis é uma meta ambiciosa e que requer mudanças significativas em relação aos nossos esforços anteriores. Sabemos que para melhorar vidas é preciso quebrar barreiras e direcionar nossas marcas e produtos a um propósito comum”, diz Sergio Cruz, presidente da Kimberly-Clark na América Latina
A Kimberly-Clark, multinacional americana detentora de marcas como Huggies®, Kleenex®, Neve®, Scott® e Intimus®, anunciou sua nova estratégia de sustentabilidade para a próxima década, com metas destinadas a enfrentar os desafios sociais e ambientais até 2030. Entre os compromissos estão melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo e reduzir pela metade sua pegada ambiental.
“Estamos vivendo momentos sem precedentes no mundo todo e pensar no futuro das próximas gerações nunca foi tão importante. Há quase 150 anos a Kimberly-Clark é movida pela missão de liderar o mundo no que é essencial para uma vida melhor. Essa mesma visão é o que hoje nos impulsiona a buscar respostas para nossos desafios futuros. Acreditamos que os próximos dez anos serão decisivos para o nosso negócio e precisamos refletir sobre os impactos de nossos produtos no meio ambiente”, diz Sergio Cruz, presidente da Kimberly-Clark na América Latina.
A Kimberly-Clark e suas marcas fornecem itens essenciais a um quarto da população mundial todos os dias. No entanto, milhões de pessoas em todo o mundo ainda não têm acesso a produtos e soluções básicas para melhorar sua qualidade de vida. A nova estratégia, descrita no Relatório Global de Sustentabilidade 2019 da companhia, reflete o progresso em direção à estratégia de Sustentabilidade 2022 e a direção de seus novos objetivos para os próximos dez anos, com foco em promover o bem-estar e proteger o meio ambiente.
O novo compromisso de impacto social busca contribuir com resultados positivos em áreas como: o cuidado da saúde e bem-estar das pessoas em todas as fases da vida; desafiar estigmas e defender o progresso das mulheres; e promover um mundo onde todos possam desfrutar de acesso à água potável e saneamento.
“Contribuir com o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis é uma meta ambiciosa e que requer mudanças significativas em relação aos nossos esforços anteriores. Sabemos que para melhorar vidas é preciso quebrar barreiras e direcionar nossas marcas e produtos a um propósito comum”, diz Sergio Cruz.
Proteção ao Meio Ambiente
O cuidado com o meio ambiente é um dos principais pilares deste compromisso e a companhia está focada nas áreas em que pode inovar e fazer a maior diferença. São esforços para eliminar o desperdício e recuperar recursos; proteger florestas e a biodiversidade; reduzir as emissões de gases de efeito estufa; e a construção de práticas de manejo da água em áreas de estresse hídrico.
Os quatro pontos da nova estratégia ambiental visam:
Reduzir o uso de Plásticos: A Kimberly-Clark pretende reduzir o uso de plástico virgem à base de fósseis em 50%, fornecendo soluções que utilizam materiais mais renováveis e que possam promover soluções regeneráveis após o uso. Continuaremos a promover iniciativas para reduzir a quantidade de resíduos e inclui-los nas cadeias de economia circular.