“As notícias falsas, compartilhadas por pura ingenuidade ou má fé, podem ter um impacto destrutivo na vida pessoal, profissional, além de denegrir marcas e reputações. É nosso dever como associação discutir o assunto que é tão poderoso na sociedade digital”, afirma o presidente da ADVB/PR, Ney Braga Alves
Tema amplamente debatido nos últimos tempos, as fake news, também chamadas de desinformação, têm provocado muita polêmica. Por isso, a Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil - seção Paraná (ADVB/PR) e a Central Press realizam nesta terça-feira, 29 de setembro, às 19h, uma live no You Tube da entidade para debater o assunto que tanto impacta a sociedade atual.
Durante a pandemia do novo coronavírus não é diferente. Em pleno 2020, boatos e falsas teorias da conspiração envolvendo o coronavírus e a tecnologia 5G culminaram em diversas torres de transmissão de dados incendiadas no Reino Unido. Por causa de um vídeo compartilhado no Facebook, YouTube e WhatsApp, ligando a tecnologia móvel à COVID-19, moradores de Birmingham, Liverpool e Melling resolveram "fazer justiça com as próprias mãos".
De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), feita com conteúdo captado entre 17 de março e 10 de abril deste ano, 65% das notícias falsas envolviam receitas caseiras e curas milagrosas (e não comprovadas pela ciência) para a COVID-19. Ainda, 5,7% eram relacionadas a golpes bancários, 5% tratam de projetos falsos para arrecadar recursos destinados a instituições de pesquisa e 4,3% qualificam a doença como uma manobra política.
“As notícias falsas, compartilhadas por pura ingenuidade ou má fé, podem ter um impacto destrutivo na vida pessoal, profissional, além de denegrir marcas e reputações. É nosso dever como associação discutir o assunto que é tão poderoso na sociedade digital”, afirma o presidente da ADVB/PR, Ney Braga Alves.
Mediado pelo jornalista e vice-presidente da ADVB/PR, Claudio Stringari, o painel vai contar com a presença do repórter nacional da Record TV e âncora da Jovem Pan, Marc Sousa; o jornalista, gestor de mídias sociais e professor da PUC/PR, Renan Colombo; e a jornalista brasileira radicada em Londres, onde coordena o Media Talks By Jornalistas & Cia, Luciana Gurgel.
“Estamos mesmo vivendo a era da pós-verdade? Como podemos combater esse fenômeno poderoso da sociedade digital? Um tema relevante, com diversas visões do jornalismo no Brasil e mundo afora, amplamente debatido no momento, tanto no poder legislativo quanto na sociedade. O documentário ‘O Dilema das Redes’, lançado recentemente pela Netflix, abre reflexões importantes. E não podíamos deixar de debate-las”, ressalta Stringari.
Para acompanhar, basta acessar: youtube.com/advbpr.