Para conscientizar e educar a população sobre o envelhecimento e com a expertise das instituições, a agência criou a campanha #OrgulhoSessentaMais, que resgata a honra da idade e o que ela carrega de positivo em termos de senioridade e experiência
De acordo com o dicionário, diversidade significa variedade, pluralidade e diferença. E para respeitar as diferentes realidades, seja de seus colaboradores ou de fatos da sociedade, a Artplan fechou parceria com o Aging 2.0 e a Ativen, instituições que pesquisam, debatem e colaboram para o desenvolvimento de ideias e ações ao público 60+. O objetivo desta iniciativa é o combate ao Idadismo, termo usado para falar sobre o preconceito contra os idosos, tendo como mote o Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro.
Para conscientizar e educar a população sobre o envelhecimento e com a expertise das instituições, a agência criou a campanha #OrgulhoSessentaMais, que resgata a honra da idade e o que ela carrega de positivo em termos de senioridade e experiência. Para mostrar como a história ganha vida, o símbolo de “+” na categoria “60+” ilustra o que essas pessoas têm a mais, seja em suas paixões, realizações, conhecimento, histórias a serem compartilhadas etc.
A ativação traz ainda o seguinte questionamento: “Por que, se o tempo nunca valeu tanto, imagine quanto vale alguém que já viveu muito tempo?”. Os personagens contam as suas histórias, seja por meio de cartazes, filme, posts e stories. O filme é uma animação da estrutura dos cartazes, com as fotos dos protagonistas acompanhadas de letterings das realizações e locução em off, que comunicam que quem tem mais de 60 anos, tem muito mais do que 60 anos. Cada cartaz é verídico e personalizado com nome e sobrenome das pessoas envolvidas e suas experiências de vida discriminadas. A programação visual, além de ter uma identidade marcante, apresenta, também, uma grande tonalidade de cores, para que a comunicação possa valorizar todas as histórias.
“A causa do 60+ vem crescendo, mas ainda não tem um ativismo tão marcante. A população está envelhecendo num ritmo acelerado, tem um imenso papel social e econômico, mas continua invisível. Por isso, na campanha trouxemos a causa de forma ampla, sem apelar para um ponto específico do preconceito. E fomos para o lado positivo, a partir de uma verdade inquestionável: mais idade significa ter vivido mais, mais experiência. Nesse mundo, onde o tempo é um valor gigantesco, quem tem mais tempo, tem mais valor. E esse valor é o que se soma ao “mais” do termo sessenta mais”, ressalta Marco Antonio Vieira Souto, Head de Estratégia do Grupo Dreamers, do qual a Artplan é parte, um dos idealizadores do projeto e membro do Aging.
“A diversidade é um dos pilares que ganha uma grande parte de nossa dedicação. Achamos fundamental que uma agência a qual propaga debates, como a Artplan, tenha esta consciência de diferentes realidades e vivências. É isso o que nos torna mais confiantes, não apenas como profissionais, mas como pessoas que coexistem e se respeitam por sermos quem somos”, revela Rodolfo Medina, presidente da Artplan.
A partir desta quinta-feira, o movimento estará nas seguintes redes sociais: @ativenbrasil / @aging2.0sp / @manualdotempo_oficial.