Logo Logo Logo Logo Logo

NSC integra novo projeto de notícias do Google

Área denominada ''Destaques'' vai exibir conteúdos jornalísticos de veículos selecionados em uma parte especial do serviço de notícias do Google

"Num momento em que se ameaça e se tenta desqualificar o jornalismo profissional, com notícias falsas e campanhas de desinformação, as pessoas precisam saber para onde correr, na busca por conteúdo de qualidade. Seja onde for, como neste projeto, a NSC vai sempre oferecer isso: jornalismo confiável e ético", diz César Seabra, diretor de Jornalismo da NSC Comunicação

A partir desta quinta-feira (1º) a NSC passou a integrar o novo projeto de notícias do Google, o “Google News Showcase”. Chamado de "Destaques" no Brasil, a ferramenta traz painéis de conteúdos em que veículos de comunicação podem fazer curadoria e selecionar os materiais mais relevantes para os leitores. Ao acessar o serviço, o usuário verá notícias de veículos jornalísticos, como a NSC, e parceiros do projeto em áreas destacadas na tela. O "Destaques" vai aparecer inicialmente no Google Notícias no Android e, em breve, em outros produtos da empresa, como o Google Notícias no iOS e o Google Discover. Com esses recursos, o leitor poderá ver, por exemplo, um contexto resumindo de uma história complicada, um infográfico ou outros detalhes sobre o tema. Também poderão seguir os veículos jornalísticos preferidos para vê-los primeiro no Google Notícias

"A iniciativa do Google é um marco para o jornalismo e o início de uma parceria que busca fortalecer o ecossistema e dar musculatura para que possamos combater a desinformação e as fake news, agora, ainda mais fortes", afirma Fabrício Vitorino, gerente de conteúdo da NSC.

O projeto reúne a NSC e outros veículos de comunicação tradicionais do jornalismo do país, além de permitir o fortalecimento do jornalismo ao direcionar tráfego para os portais de veículos parceiros da iniciativa e favorecer o relacionamento com o público. Também oferece aos leitores acesso livre a mais conteúdos jornalísticos por meio da plataforma. 

"Muito importante para nós estarmos junto aos principais grupos jornalísticos do país e do mundo nessa iniciativa global do Google. É um reconhecimento importante ao trabalho sério e inovador que estamos conduzindo, de distribuição de nosso conteúdo nas mais diferentes plataformas", pontua Bruno Watté, diretor de operações e produtos da NSC Comunicação.

A NSC integra o projeto ao lado de mais de 20 veículos de comunicação do país. Entre eles estão veículos de cobertura nacional, como Band, Estadão, Folha de S.Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, UOL e Veja, e de âmbito regional/local, como A Gazeta, Jornal Correio, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de Boa Vista, Folha de Pernambuco, GZH, Gazeta do Povo, Jornal do Comércio RS, O Dia, O Tempo e Portal Correio.

"Num momento em que se ameaça e se tenta desqualificar o jornalismo profissional, com notícias falsas e campanhas de desinformação, as pessoas precisam saber para onde correr, na busca por conteúdo de qualidade. Seja onde for, como neste projeto, a NSC vai sempre oferecer isso: jornalismo confiável e ético", diz César Seabra, diretor de Jornalismo da NSC Comunicação


Projeto será estendido a outros países 

O Destaques foi lançado nesta quinta no Brasil e na Alemanha. O projeto deve ser estendido a outros países progressivamente, segundo o Google.
A iniciativa faz parte do programa de licenciamento de notícias do Google, que paga aos veículos de comunicação por conteúdo jornalístico de qualidade.

"Com Destaques, o Google dá mais um passo para reforçar seus laços com os produtores de conteúdo jornalístico e com os nossos usuários no Brasil. Cada publicação terá uma área dedicada para reforçar sua identidade e voz editorial, atrair novos leitores e gerar mais tráfego para seus sites. Já os usuários ganham acesso livre a mais conteúdo de alta qualidade, selecionado pelo parceiro e licenciado pelo Google", afirma a diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes.