"Num momento em que se ameaça e se tenta desqualificar o jornalismo profissional, com notícias falsas e campanhas de desinformação, as pessoas precisam saber para onde correr, na busca por conteúdo de qualidade. Seja onde for, como neste projeto, a NSC vai sempre oferecer isso: jornalismo confiável e ético", diz César Seabra, diretor de Jornalismo da NSC Comunicação
A partir desta quinta-feira (1º) a NSC passou a integrar o novo projeto de notícias do Google, o “Google News Showcase”. Chamado de "Destaques" no Brasil, a ferramenta traz painéis de conteúdos em que veículos de comunicação podem fazer curadoria e selecionar os materiais mais relevantes para os leitores. Ao acessar o serviço, o usuário verá notícias de veículos jornalísticos, como a NSC, e parceiros do projeto em áreas destacadas na tela. O "Destaques" vai aparecer inicialmente no Google Notícias no Android e, em breve, em outros produtos da empresa, como o Google Notícias no iOS e o Google Discover. Com esses recursos, o leitor poderá ver, por exemplo, um contexto resumindo de uma história complicada, um infográfico ou outros detalhes sobre o tema. Também poderão seguir os veículos jornalísticos preferidos para vê-los primeiro no Google Notícias.
"A iniciativa do Google é um marco para o jornalismo e o início de uma parceria que busca fortalecer o ecossistema e dar musculatura para que possamos combater a desinformação e as fake news, agora, ainda mais fortes", afirma Fabrício Vitorino, gerente de conteúdo da NSC.
O projeto reúne a NSC e outros veículos de comunicação tradicionais do jornalismo do país, além de permitir o fortalecimento do jornalismo ao direcionar tráfego para os portais de veículos parceiros da iniciativa e favorecer o relacionamento com o público. Também oferece aos leitores acesso livre a mais conteúdos jornalísticos por meio da plataforma.
"Muito importante para nós estarmos junto aos principais grupos jornalísticos do país e do mundo nessa iniciativa global do Google. É um reconhecimento importante ao trabalho sério e inovador que estamos conduzindo, de distribuição de nosso conteúdo nas mais diferentes plataformas", pontua Bruno Watté, diretor de operações e produtos da NSC Comunicação.
A NSC integra o projeto ao lado de mais de 20 veículos de comunicação do país. Entre eles estão veículos de cobertura nacional, como Band, Estadão, Folha de S.Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, UOL e Veja, e de âmbito regional/local, como A Gazeta, Jornal Correio, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de Boa Vista, Folha de Pernambuco, GZH, Gazeta do Povo, Jornal do Comércio RS, O Dia, O Tempo e Portal Correio.
"Num momento em que se ameaça e se tenta desqualificar o jornalismo profissional, com notícias falsas e campanhas de desinformação, as pessoas precisam saber para onde correr, na busca por conteúdo de qualidade. Seja onde for, como neste projeto, a NSC vai sempre oferecer isso: jornalismo confiável e ético", diz César Seabra, diretor de Jornalismo da NSC Comunicação.
Projeto será estendido a outros países
O Destaques foi lançado nesta quinta no Brasil e na Alemanha. O projeto deve ser estendido a outros países progressivamente, segundo o Google.
A iniciativa faz parte do programa de licenciamento de notícias do Google, que paga aos veículos de comunicação por conteúdo jornalístico de qualidade.
"Com Destaques, o Google dá mais um passo para reforçar seus laços com os produtores de conteúdo jornalístico e com os nossos usuários no Brasil. Cada publicação terá uma área dedicada para reforçar sua identidade e voz editorial, atrair novos leitores e gerar mais tráfego para seus sites. Já os usuários ganham acesso livre a mais conteúdo de alta qualidade, selecionado pelo parceiro e licenciado pelo Google", afirma a diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes.